Paraná Projetos se destaca em ações para o desenvolvimento integrado do Estado 18/12/2019 - 18:24

A equipe da Paraná Projetos, órgão vinculado à secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, apresentou nesta segunda-feira, 16, durante a 17ª Assembleia Geral do seu Conselho de Administração, o balanço das atividades realizadas durante o ano e o cronograma de ações para 2020.

A reunião aconteceu no Palácio das Araucárias e foi conduzida pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, que avaliou como fundamental a atuação do órgão no desenvolvimento integrado do Estado. “A Paraná Projetos se destacou por apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

Entre as ações realizadas em 2019, o secretário ressaltou o Desenvolvimento Regional Sustentável, que trabalha o planejamento dos territórios segundo parâmetros de sustentabilidade e inovação. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento integrado regional observando as vocações socioeconômicas, culturais e ambientais.

Os principais trabalhos elencados na reunião foram os projetos do Vale do Ivaí e do Angra Doce, e ainda o apoio da Paraná Projetos no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral. Os projetos devem fomentar e integrar as iniciativas locais de desenvolvimento, visando a inclusão social, geração de alternativas de renda, valorização da cultura e meio-ambiente.

Outro destaque da reunião foi a requalificação de espaços públicos, com projetos de incentivo ao uso dos locais por meio de melhorias na infraestrutura. Entre eles, está o Entorno da Cidade da Polícia, projeto em fase de desenvolvimento, que deve integrar as forças de segurança do Estado, os Centros Administrativos Regionais e, ainda, a Escola Agrícola 4.0.

2020 - O superintendente da Paraná Projetos, Maurício Scandelari, apresentou as principais metas para o próximo ano e o cronograma de trabalho. Entre elas, Scandelari elencou o desenvolvimento e geração de renda no litoral paranaense, em pequenos municípios e no Vale do Ribeira, o fortalecimento do turismo e da fruticultura, além da ciclomobilidade.