Secretário faz palestra sobre o Planejamento no encontro Governo 5.0 15/10/2019 - 12:39

O secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e sua equipe participaram, nesta segunda-feira (14), do encontro de capacitação Governo 5.0 – Inovação e Infraestrutura a Serviço dos Paranaenses. O evento marcou o lançamento do conceito “Novo Pensar. Novo Fazer”, um programa que vai orientar a prática inovadora nos serviços públicos, para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

O encontro aconteceu no Teatro Guaíra e reuniu cerca de dois mil funcionários que atuam em áreas estratégicas, em todas as secretarias e regiões do Paraná.

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior fez a abertura do evento e afirmou que a equipe de governo tem compromisso com a inovação e em criar soluções mais práticas para as políticas públicas. “É um novo conceito de gestão. Pensar diferente para fazer diferente. Planejamos um Estado mais tecnológico, mais seguro e eficiente, e menos burocrático. Esse encontro foi fundamental para transmitir essa visão”, frisou.

Ao longo do dia, aconteceram três módulos de trabalho, no qual  todos os órgãos puderam apresentar um balanço de atividades, além de conhecer projetos que ainda serão realizados e diretrizes de gestão. Também, foram feitas duas palestras sobre inovação e tecnologia a favor do servidor e o protagonismo do funcionalismo público.

A apresentação do secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, fez parte do módulo 3. Ele abordou várias ações e atividades da Pasta. Entre os temas, estão o Banco de Projetos, as Parcerias Público-Privadas, o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e o Plano de Desenvolvimento a Longo Prazo (PDLP).

Durante a explanação, o secretário Valdemar destacou o planejamento municipalista, por território e por propósito. “Não basta governar para a população, precisamos governar com a população. Pensamos em fazer um planejamento por município e território para identificar e entender as demandas, porque são as pessoas que sabem quais são as necessidades de seu município e região. E mais do que isso, precisamos fazer um planejamento com propósito para melhorar a vida das pessoas”, disse o secretário.

APRESENTAÇÕES – Também fizeram apresentações no encontro Governo 5.0, os secretários da Casa Civil, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Educação e Esporte, Agricultura e Abastecimento, Infraestrutura e Logística, Comunicação Social e Cultura, Saúde, Segurança Pública, Planejamento e Projetos Estruturantes, Justiça, Família e Trabalho e da Administração e da Previdência, além da Controladoria Geral do Estado e dirigentes da Sanepar, Copel e Agência Paraná de Desenvolvimento (Invest Paraná).