REDE APL Paraná

redeapllogoA Rede APL Paraná foi criada em 2004 e ratificada em 2012 com a assinatura do Termo de Cooperação   que, além de  instituir o Comitê Gestor da Rede, também conferiu atribuições a todos os seus signatários, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento equilibrado e sustentável no setor produtivo estadual.

O Comitê Gestor é formado por representantes das seguintes instituições: SEPL - Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; SETI - Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior; IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social; TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná; FOMENTO PR - Agência de Fomento do Paraná S.A.; BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; APD – Agência Paraná de Desenvolvimento; FIEP PR – Federação das Indústrias do Estado do Paraná e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE PR.


Missão da Rede APL Paraná:

Articular e coordenar ações e propor políticas para o fortalecimento dos APLs e da competitividade de suas empresas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Paraná.

Linha do Tempo:

2005: estudo para identificação e mapeamento das aglomerações industriais no Paraná.
2008:atualização do estudo de mapeamento das aglomerações industriais produtivas.
2012: elaboração do workshop de Planejamento Estratégico da Rede APL Paraná
2013: elaboração e implementação dos novos critérios para reconhecimento de APLs, que incluíram  variáveis qualitativas não antes mensuradas, sem prejuízo dos critérios anteriores. Esta iniciativa forneceu fundamentos para que o Comitê Gestor reconhecesse, em 2013, o APL de Alumínio do Sudoeste do Estado.


Confira o Mapa com os APLs do Paraná

Contato

Coordenação: Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral
Responsáveis: Sônia Maria dos Santos e Mario Lessa Sobrinho
Endereço: Palácio das Araucárias – Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº - 4º andar
Telefone: (41) 3313-6815 e 3351-7617
E-mail: sonia.maria@sepl.pr.gov.br e mariolessa@sepl.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: