V - Notícias da SEPL

28/09/2011

Governador assina protocolo de intenções com Sumitomo

O governador Beto Richa, o executivo japonês Ippei Oda, futuro presidente da fábrica de pneus Sumitomo Rubber, e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco dos Santos, assinaram nesta quarta-feira (28) o protocolo oficial para instalação de uma unidade da empresa no município. A multinacional fabrica pneus das marcas Dunlop e Falken e será beneficiada pelo programa Paraná Competitivo.

A empresa vai investir R$ 500 milhões na instalação da primeira base de produção do grupo na América do Sul, que deve começar a produzir em 2013. Devem ser abertos 1.500 empregos diretos na primeira etapa, com 15 mil pneus por dia e o dobro desse volume de empregos e de pneus na segunda etapa.

Richa disse que a Sumitomo é uma das primeiras grandes empresas a acreditar no Paraná, que passa por um novo ciclo de industrialização, com uma política de incentivos atrativa e um projeto claro de desenvolvimento. “Somos parceiros da Sumitomo e estamos contentes por esta decisão acertada, que será fundamental para desenvolver Fazenda Rio Grande, oferecer empregos e renda aos moradores e trazer riqueza para o Paraná”, disse Richa.

As negociações com o governo do Paraná para instalação da Sumitomo no Estado começaram em janeiro, através do Instituto Hyogo. Segundo o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, a empresa analisou 18 municípios no Brasil e escolheu o Paraná em função dos benefícios fiscais e apoio do governo estadual para que a unidade se instale em Fazenda Rio Grande.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco dos Santos, disse que a chegada ao município de uma empresa do porte da Sumitomo representa a quebra de um paradigma. “Graças ao trabalho eficiente do governo estadual, estamos recebendo uma empresa de porte mundial, que trará empregos e um substancial aumento da arrecadação, permitindo implantar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população”, disse Santos.


SUmitomo Beto Richa

Fonte: Agência de Notícias

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.