Planejamento

21/12/2017

Instituto de Pesos e Medidas do Paraná comemora 50 anos

O governador Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (20) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma menção honrosa e placa comemorativa em alusão aos 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem). O órgão presta serviços de Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração e Ensaios que beneficiam todos os segmentos da sociedade envolvendo os setores comerciais, industriais e de defesa do consumidor. Richa ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão e os esforços do Estado para ajudar nos avanços do Instituto.

“Eu fico muito honrado com essa homenagem. Quero dizer que não faltou esforço para garantir as melhorias no Ipem, como em toda a estrutura do Estado. Nós temos procurado modernizar o Paraná, com o uso de novas tecnologias e melhoria de estruturas para obter a eficiência do serviço público e temos conseguido”, afirmou o governador.

O presidente do Instituto, Oliveira Filho, falou que o apoio do governador foi essencial para os avanços conquistados pelo Ipem neste ano, como a inauguração das novas instalações do seu Laboratório Têxtil de Londrina (Lalon), destinado a ensaios químicos e físicos. “Isso representa um passo importante para a Rede de Metrologia no país e só foi possível graças ao apoio que o governador tem dado ao Instituto”, afirmou.

O secretário estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa, que já ocupou a presidência do Ipem-PR de 1995 a 1999, destacou a relevância do Instituto para garantir produtos e serviços com qualidade. “É um trabalho silencioso, mas de extrema importância para a saúde, para a economia e desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

DIFERENCIAL - Para o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Carlos Augusto de Azevedo, o Ipem Paraná tem sido um grande parceiro do INMETRO no combate à fraude, na regulamentação do mercado e na promoção da infraestrutura tecnológica do país. Ele destacou a importância da regularização do bônus pago aos funcionários do Ipem PR, feita pelo governador Beto Richa. “Foi um passo importante porque você não pode fazer um bom serviço se as pessoas não estão bem remuneradas, e no Paraná, isso tem feito a diferença nos avanços do Instituto”, afirmou Azevedo.

50 ANOS – Para comemorar o aniversário do instituto, em outubro houve o lançamento do selo personalizado alusivo à data, com a participação dos Correios. Outra novidade foi a capsula do tempo, que será aberta em 2042. Nela estão uma mensagem gravada pelo governador Beto Richa e outros documentos que contam a trajetória do Instituto. Um mosaico com a foto de todos os funcionários que trabalharam no Ipem até hoje também foi depositada na cápsula.

IPEM-PR - Criado pela Lei Estadual nº 5.652, no dia 6 de outubro de 1967, é uma autarquia subordinada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Tecnicamente responde ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, de quem recebe a delegação para o exercício de suas atividades relativas à Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração de Ensaios. O Instituto atua nos 399 municípios do Estado do Paraná.

PRESENÇAS – Estiveram presentes à homenagem o diretor administrativo-financeiro do Ipem, Rogério Melleta; o diretor de metrologia do Insituto, Shiniti Honda; o chefe de gabinete do Ipem, Delmo Filho; os gerentes regionais de Cascavel, Francisco Bessa; de Guarapuava, José Noel dos Anjos; de Londrina, Marcelo Trautewein; e de Maringá, Michel Ângelo Ravazi.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.