Design etnográfico no serviço público 18/02/2020 - 09:50

A administração pública, buscando a excelência na prestação de serviços, precisa se reinventar, para não correr o risco de ficar obsoleto. Diante dos novos cenários, surge uma nova modalidade de aperfeiçoamento em gestão pública: o design etnográfico.

 

Primeiramente, o que é design?

Em uma concepção ampla, o design é um projeto de elaboração, criação e desenvolvimento de um produto, um sistema, uma ferramenta, entre outras aplicações.

O design não busca apenas uma estética bonita, seu principal objetivo é garantir a funcionalidade, ou seja, além do visual, o produto final precisa cumprir uma função.

 

O que leva a outra pergunta, o que é etnografia?

A etnografia é um estudo que visa conhecer a cultura e os costumes de um determinado grupo social. Pertencente às ciências sociais, sobretudo a antropologia, a etnografia descreve a vida e as experiências tal como se apresentam. E para que isso ocorra, a pesquisa etnográfica necessita fazer um exame aprofundado do convívio social, pois somente a prática seria capaz de fornecer dados robustos e confiáveis.

 

Juntando os dois, eis que surge o design etnográfico

O design etnográfico é uma abordagem capaz de auxiliar e contribuir na elaboração de políticas públicas, baseada na metodologia de imersão de servidores no cotidiano, nas experiências reais vividas pelos cidadãos.

Esta aproximação entre agentes públicos e cidadãos permite uma ampliação do conhecimento e gera insights capazes de demonstrar as demandas e necessidas que um usuário tem em relação à um determinado produto ou serviço. A partir daí, é possível estipular análises e estratégias por meio de testagem e protótipos visando a melhor solução.

Vivenciar a experiência do outro requer três ações, preferencialmente combinadas entre si, que irão subsidiar a pesquisa de campo:

Observar: ver como as pessoas se comportam dentro do contexto que se deseja aprofundar.

Interagir: realizar entretivas com os usuários, individualmente ou coletivamente.

Imergir: conhecer e experimentar o modo de vida das pessoas.

Após a pesquisa, os dados coletados são compartilhados com os participantes do projeto, a fim de que a socialização produza insights e identifique padrões nas informações levantadas. Por fim, o resultado do desing etnográfico é apresentado de maneira clara, amigável e focado em mostrar o ponto central da pesquisa.

 

Fontes:

www.wikipedia.org

www.canva.com/pt_br/aprenda/o-que-e-desing/

https://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/

https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/140192/140850

Artigo: Antropologia versus etnografia (Tim Ingold-University of Aberdeen, Escócia, Reino Unido)

Livro digital: Design etnográfico em políticas públicas (Gnova Laborátio de Inovação)