Caminhos do Peabiru cria comissão para acompanhar Plano de Implementação da Rota Turística 09/17/2025 - 13:47

O Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru agora tem uma comissão com o objetivo de acompanhar o seu Plano de Implementação. São mais de 30 entidades de representatividade estadual e nacional reunidas na execução da iniciativa que é coordenada pelas Secretarias do Planejamento (SEPL) e do Turismo (SETU) do Paraná.

Instituída pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Estadual de Maringá (FADEC-UEM), consultoria contratada para o desenvolvimento do Plano, a Comissão de Acompanhamento teve sua primeira reunião ordinária ocorrida na terça-feira (16), de forma remota.

A comissão surge da necessidade de instituir um fórum qualificado e multissetorial de acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações do Programa, assegurando participação social, cooperação interinstitucional e convergência de esforços entre poder público, setor privado, academia e sociedade civil.

Nesta primeira reunião, além de apresentação geral do Programa e das etapas já desenvolvidas pela FADEC, em parceria com o Governo do Estado, as entidades foram convidadas a se pronunciar sobre como podem contribuir com o desenvolvimento do Plano de Implementação.

"A reunião da comissão de acompanhamento do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru é um passo importante de construção colaborativa entre as entidades municipais, estaduais e federais para a sequência dos próximos passos de implementação. Estamos tendo um retorno positivo dos envolvidos que vem a agregar na construção", comentou o assessor técnico de Projetos Estruturantes da SEPL, Aparecido Violi.

“A Comissão de Acompanhamento é um espaço estratégico de diálogo e cooperação. Esse encontro mostrou a força da união entre governo, universidades, setor produtivo e sociedade civil para que a Rota Turística Caminhos do Peabiru seja implementada com participação, transparência e visão de futuro”, avaliou a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade do Turismo da SETU, Anna Vargas.

“Foi um encontro muito propositivo. As entidades se mostraram animadas com o Programa e se colocaram à disposição para a troca de saberes”, disse a coordenadora pela FADEC, a turismóloga, Luciane Rosas, destacando a importância da construção coletiva da Rota.

Participam da Comissão, as Secretarias de Estado do Turismo (SETU), Planejamento (SEPL), Educação (SEED), da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, Associação Rede Brasileira de Trilhas, Sesc, Senac, Senar, Unicentro, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Unila, Unioeste, Unespar e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Além destas entidades, fazem parte da Comissão de acompanhamento onze Instâncias de Governança Regional do Turismo, (IGR) que contam com municípios dentro do traçado da Rota.

IMAGE GALLERY