Planejamento apresenta resultados do Conecta399 em Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) 21/03/2024 - 14:26

A Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, representada pelo Diretor de Projetos, Marcos Junior Marini, esteve na quinta-feira, dia 21, no Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, onde tornou públicos alguns números prévios do primeiro ano do programa Conecta399, lançado em abril de 2023.

No painel com o tema Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro, que foi aberto pelo conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Fernando Guimarães e pela controladora-geral do Estado (CGE), Luciana Azevedo, Marini citou que, na última semana, o programa atingiu conexão com todos os 399 municípios do Estado, integrando a rede de interlocutores em todo Paraná.

Secretaria de Planejamento e BID reúnem-se para estudos sobre novas operações de crédito para o Paraná

Com quatro pilares - Capacitação, Projetos, Interlocução e Fomento -, o Conecta399 visa ampliar a capacitação de agentes municipais em torno da potencialização para a captação de recursos, possibilitando acelerar a realização dos projetos mais importantes elencados pelas prefeituras paranaenses.

“O programa busca apoiar os municípios paranaenses, para que tenhamos cada vez mais bons projetos, possamos angariar recursos, seja da União,  do Estado ou até mesmo, recursos que estão à disposição em editais do terceiro setor, ampliando as oportunidades na busca da otimização e aplicação dos recursos públicos”, disse.

Com protagonismo nacional no setor, Paraná recebe estreia do Circuito Biogás nos Estados

O Diretor de Projetos assinalou ainda que, além de chegar a 100% dos municípios paranaenses, o programa tem 940 interlocutores, dos quais 210 secretários municipais. Nesse sentido,  até o momento, o programa oportunizou várias capacitações para os interlocutores municipais, incluindo 590 capacitações para uso da ferramenta TransfereGov.

Em relação ao Novo PAC Seleções, o Paraná apresentou 2057 propostas, sendo que já tem 35% das propostas aprovadas, ocupando a 4ª posição geral em taxa de sucesso dos projetos apresentados considerando todas as unidades federativas do Brasil.

Sem dúvida, um programa da Secretaria de Planejamento do Paraná que já está gerando bons resultados para os gestores municipais e a população paranaense.