Observatório do Planejamento

Observatorio

 

OBJETIVO

O Observatório do Planejamento é um fórum permanente que acompanha e atua para aprimorar os instrumentos de planejamento do Paraná, bem como divulgar informações a respeito do planejamento no Estado.

 

ESTUDOS, NORMAS E RELATÓRIOS

BI do Plano Plurianual 2024-2027

 


LEGISLAÇÃO (em breve)

 

ATRIBUIÇÕES

I – Realizar estudos para acompanhamento e aprimoramento dos temas relacionados aos instrumentos de planejamento no âmbito do Paraná;

II – Participar das reuniões do Observatório;

III – Promover atividades conjuntas com instituições públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver a pesquisa e o desenvolvimento dos instrumentos de planejamento no Paraná;

IV – Articular-se com instituições públicas e privadas, inclusive acadêmicas e de pesquisa, com o objetivo de obter subsídios destinados à promoção de temas relacionados aos instrumentos de planejamento;

V – Atuar em parceria com a SEPL e a SETI para permitir o aprimoramento dos instrumentos de planejamento estadual como um todo.

 

CONSELHO TÉCNICO

Indicados Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná (SEPL)

Diretor de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento. Foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Curitiba e Superintendente da Secretaria Municipal de Finanças de Curitiba. Também atuou como executivo da área de finanças da COPEL e foi conselheiro de empresas de diversos setores. Foi professor de Macroeconomia e Finanças da PUCPR, da FAE e da UFPR.

Consultora e especialista em projetos nas áreas de inovação, tecnologia, administração pública e privada. Experiência de mais de 40 anos em Gestão Pública, estratégia e planejamento.Participou ativamente na administração estadual e municipal, durante mais de 30 anos, com elaboração de projetos políticos; estratégia, planejamento, assessoramento com estratégias e estruturação política e administrativa. Tem experiência em palestras de treinamento para equipes de planejamento público.

Possui estágio de pós-doutorado (2019) junto ao Instituto Interuniversitário de Desarrrollo Local da Universidade de Valência - Espanha (IIDL-UV). É doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Curitiba), na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento (2012).

Desde 1994 é concursado como professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco, atuando no curso de Engenharia Elétrica e também na pesquisa e pós-graduação, com suas pesquisas nas áreas: políticas públicas de desenvolvimento territorial; capital social; análise de redes sociais; governança territorial; Sistemas produtivos (APLs) e cooperativismo; tecnologia, inovação e desenvolvimento; parques tecnológicos e incubadoras de empresas. . 

Vereador eleito pelo Partido PODEMOS, na legislatura 2021-2024 na Câmara de Vereadores de Pato Branco (PR), no momento encontra-se licenciado do cargo, tendo assumido (março/2023) a Diretoria de Projetos da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná (SEPL PR).

 

Indicados da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor Associado B do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL. Atua como revisor Ad Hoc de órgãos de fomento com Fundação Araucária e Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq. É membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Participa como membro do corpo editorial dos periódicos RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Caderno de Administração (UEM) e Revista Eletrônica Científica do CRA/PR. Atua ainda como revisor dos periódicos: Revista Ibero-Americana de Estratégia/RIAE; Revista de Administração da UFSM; Revista Brasileira de Gestão de Negócios/RGBN; Revista de Administração da UNIMEP; Revista Interdisciplinar de Politicas Públicas; RAE - Revista de Administração de Empresas; BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos; Periódico: Teoria e Pratica em Administração; GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online); Contabilidade, Gestão e Governança e International Journal of Innovation - IJI. Tem experiência na área de Administração, atuando nos seguintes temas: Gestão Pública, Análise de stakeholders, Eficiência no Setor Público e Inovação.

Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável (2021), na linha de pesquisa Inovações tecnológicas e ações extensionistas - Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (2016) pela UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria pela CESUMAR - MARINGÁ. Professor das disciplinas de Pesquisa em Contabilidade e Contabilidade Societária pela UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. Atual Pró-Reitor de Planejamento da UNIOESTE

Doutor em Ciências (Engenharia Elétrica) na área de concentração de Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2020), Mestre em Ciências pelo programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (2013), Especialista em Engenharia de Software com UML pelo Centro Universitário Filadélfia de Londrina (2009) e Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (2006). Atualmente é professor adjunto e coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) no Campus Luiz Meneghel em Bandeirantes - PR. Tem experiência na área de Sistemas de Informação e Ciências da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, Interação HumanoDados, Engenharia de Software, Ciência dos Dados e Educação em Computação.

 

FALE CONOSCO

Email: observatorio.planejamento@sepl.pr.gov.br

Telefone: (41) 3313-7810  


BI PPA 2024-2027