Conecta399 promove capacitação da Plataforma Transferegov.br 11/08/2023 - 14:19

A partir do dia 14 de agosto tem início a capacitação para o Transferegov.br, plataforma utilizada para operacionalizar transferências de recursos da União ao Estado e Municípios.

Com carga horária de 30 horas, o curso será oferecido por educação à distância (EAD), na plataforma da Escola de Gestão, tendo como público-alvo servidores municipais, estaduais e federais.

O curso é promovido pela Secretaria do Planejamento em colaboração com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (CONDESCOM), que disponibilizou estrutura ao multiplicador que ministra a parte operacional do curso.

Segundo o Diretor de Projetos da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, Marcos Junior Marini, “o curso contempla a plataforma oficial usada para todas as transferências de recursos da União e tem um caráter mais operacional”.

Secretaria de Planejamento debate Plano Plurianual em reunião com ministra em Brasília

O curso se organiza em dois módulos: o primeiro, com a relação do Conecta399, o Transferegov.br e a Rede de Parcerias, objetiva exaltar, por meio da fala de servidores estrategicamente envolvidos, a importância do espírito de colaboração como uma constante da Rede.

O segundo módulo, ao seu turno, é disposto didaticamente pela demonstração, oferecida pelo Multiplicador Emerson Pidkouvich, das telas de acesso ao sistema.

O objetivo desse novo curso, ressalta Marcelino Manhani Junior, Coordenador do Programa Conecta399, é promover a capacitação dos profissionais da linha de frente da execução descentralizada de políticas públicas, como a construção de infraestruturas vitais, serviços de saúde e de educação.

“A plataforma Transferegov.br é uma ferramenta essencial para viabilizar essas iniciativas, e nosso curso visa fornecer aos servidores as habilidades e conhecimentos necessários para utilizá-la de forma eficiente", diz ele.

Diversas modalidades – O sistema Transferegov.br reúne modalidades de transferências de recursos e de parcerias da União, visando melhorar a governança dos investimentos federais na materialização de políticas públicas e na promoção da transparência à sociedade brasileira.

Entre os objetivos da plataforma estão: padronizar e simplificar os processos de transferências e parcerias da União; permitir que os recursos aplicados sejam rastreados; oferecer meios tecnológicos para o fortalecimento da integridade e da transparência das informações e racionalizar e tornar mais célere a execução das transferências da União.

Planejamento reúne servidores e define modelo de trilha de jornada de desenvolvimento

Segundo o Assessor Técnico do Programa Conecta399, Eliseu Raphael Venturi, a capacitação no Transferegov.br é uma medida indispensável para que as gestões locais possam implementar os projetos que dependem de transferências da União. “Com a familiarização e o conhecimento da plataforma, estimula-se o desenvolvimento por meio da remoção de um obstáculo, o que é, por excelência, a tônica das políticas de fomento, uma das características centrais do Conecta399”, ressaltou.

Benefícios - Além de promover a avaliação informatizada das prestações de contas, o Transferegov.br proporciona mais rastreabilidade e menor custo de controle, mais otimização dos gastos de recursos públicos e maior transparência na execução de políticas públicas, entre outros benefícios para os gestores públicos.

Conecta399 - Lançado em abril de 2023, o Programa Conecta399 objetiva promover o desenvolvimento territorial do Estado do Paraná por meio do estímulo dos desenvolvimentos locais e regionais. A técnica básica do Programa, que é de coordenação, é a distribuição estratégica de possibilidades de capacitação, oportunidades de recursos e interlocução que facilitem a implantação de projetos e políticas públicas priorizados pelos tomadores de decisão.

Servidores municipais concluem primeira etapa de capacitação do Programa Conecta399

No fim de julho de 2023, 646 servidores públicos de 362 municípios paranaenses inscritos no Conecta399 concluíram a capacitação inicial do Programa, que teve duração de um mês e participação de mais de 90% dos municípios do Estado.

O curso via educação à distância integrou Interlocutores – que ocupam posição estratégica em Administrações locais – aos objetivos, princípios, eixos, limites e vedações do projeto, qualificando-os na função de capilarizar essa iniciativa.