Secretaria do Planejamento participa de celebração aos dez anos de Programa Oeste em Desenvolvimento 27/10/2023 - 15:37

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) participou, nesta sexta-feira (27), em Medianeira, do Fórum comemorativo aos 10 anos de atividades do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que desde 2022 integra o Programa Paraná Produtivo.

Criado em 2014, o POD atua em uma das regiões mais produtivas do país, o Oeste do Paraná. O programa é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável da região por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações.

O secretário do Planejamento, Guto Silva, que representa o Paraná e o governador Carlos Massa Ratinho Junior no encontro de Cooperação Internacional entre Cidades e Estados, na Bélgica, gravou um vídeo apresentado no evento comemorativo.

“São 10 anos de história, de muito trabalho, acertos e dificuldades e, sem dúvida, o POD nos inspira e ajuda a compartilhar as boas práticas que acontecem no Oeste do Estado com as outras regiões do Paraná e do Brasil”, falou o secretário na mensagem.

Paraná participa de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável

Em 2021, a SEPL firmou uma parceria com o POD para desenvolver um BI (Business Intelligence) com dados regionais que foi disponibilizado no site do Programa Paraná Produtivo.  Os dados podem ser consultados aqui.

Em 2022, o POD passou a integrar o Programa Paraná Produtivo - Fase II, como a governança que representa a Região 11 do programa. Por meio desta parceria, a SEPL procurou incluir no Plano Plurianual as demandas indicadas pelo POD como prioritárias para o desenvolvimento econômico do Oeste Paranaense.

“O POD é uma importante iniciativa de desenvolvimento territorial ligada ao Programa Paraná Produtivo – Fase II e, neste momento que completa 10 anos de atividades, demonstra capilaridade e a importância desse instrumento de desenvolvimento sócio econômico para região Oeste paranaense”, afirmou o diretor de Projetos (SEPL), Marcos Junior Marini.

O Coordenador de Apoio ao Planejamento Municipal, Marcelino Manhani Junior ressaltou que o POD é uma iniciativa exemplar de Governança Regional que tem desempenhado um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável da Região Oeste do Paraná. "A parceria entre a SEPL e o POD tem sido essencial para identificar as necessidades regionais, estabelecer prioridades e integrar esforços para impulsionar o crescimento econômico do Estado”, disse ele.

ORGANIZAÇÃO - Recentemente, o POD foi apresentado em um evento do Programa Paraná Produtivo – Fase II, realizado em Foz do Iguaçu, para líderes de todo o Estado, como um case de sucesso e forte incentivo para a organização territorial de outras regiões.

No total, 55 municípios fazem parte das ações do POD, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas, como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território.

No Fórum comemorativo aos 10 anos do POD, além das apresentações de autoridades e os fundadores do Programa, os participantes acompanharam um resumo dos principais trabalhos realizados pelas Câmaras Técnicas do Programa Oeste em Desenvolvimento e dos projetos executados através das parcerias.

Debate sobre energias limpas terá apresentação de diagnóstico, medidas e anúncios do Paraná

"Uma Região que sabe o que quer consegue avançar de forma muito mais rápida e segura. A Região Oeste conquistou a representatividade que merece e o futuro é muito promissor. Hoje somos modelo de governança e desenvolvimento para muitos outros territórios. É essa transformação que estamos comemorando no Fórum alusivo aos dez anos", disse o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko.

EXEMPLO - A assessora técnica do Programa Paraná Produtivo – Fase II, Daniela Schlogel, que representou o Secretário do Planejamento, Guto Silva no evento, comentou que o desenvolvimento territorial só pode acontecer se os diversos atores da sociedade estiverem envolvidos nessa construção.

Fipe inicia treinamento sobre modelagem de concessões e de parcerias público-privadas

Segundo ela, o Programa Oeste em Desenvolvimento é um exemplo de organização e envolvimento da sociedade, no planejamento e execução de ações e projetos que promovam a economia da região oeste.

“É uma alegria celebrar esses 10 anos de construção do Programa, visto que as intervenções e transformações do território são processos que levam tempo. O Paraná Produtivo reconhece o POD como governança regional legitima e consolidada para defender as pautas de desenvolvimento do Oeste paranaense”, destacou Daniela.