Especialistas de nove países debatem modelos inovadores de políticas relacionadas à família 28/11/2019 - 10:03

Nesta quarta-feira, 27, foi realizada a abertura do Encontro Anual da IFFD - International Federation for Family (IFFD). O encontro de dois dias abre os trabalhos da Conferência Família e Inovação Social, realizada em parceria com a Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná. A IFFD tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento reúne especialistas de nove países que vão debater estratégias de implementação, monitoramento e avaliação de políticas de apoio à família no contexto estadual, alinhadas à agenda 2030 da ONU. Na sexta, 29, será realizada a Conferência aberta ao público, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Participam da Conferência especialistas da Bélgica, Sérvia, Itália, Holanda, Áustria, Colômbia, França, Espanha e Qatar, além de importantes representantes da sociedade. Após os debates, os especialistas da IFFD redigirão um documento com intenções de políticas públicas de interesse econômico e social que trarão indicadores de resultados de grande relevância, subsidiando o Paraná na temática do apoio à família.

A abertura oficial foi realizada pelo diretor de Relações Institucionais da IFFD, Ignácio Socias. “Curitiba será privilegiada como a primeira cidade a receber o relatório, que trará boas práticas e experiências que deram certo em outros países. Também será o primeiro lugar do mundo a saber o que nós concluímos aqui em relação à família. Estamos discutindo critérios e boas práticas que serão sugeridas na ONU”, disse Socias.

Durante a abertura, o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, enfatizou que o Estado do Paraná tem como objetivo auxiliar no debate para a construção de cidades com ambientes favoráveis para o desenvolvimento das famílias. “O Estado está atento no combate à violência contra a mulher e o idoso e com a segurança nas escolas, como também realiza movimentos de fortalecimento da unidade da família”, afirmou. “A educação e o emprego, por exemplo, devem estar próximos da família, para aumentarmos ainda mais a sua convivência”, complementou.

Para o secretário, a família é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento econômico da sociedade. “Se a família está fortalecida no Paraná, temos uma sociedade forte, com um Estado forte. Vamos fazer do Paraná um Estado com cidades cada vez mais inclusivas”.   

“A construção de cidades que são inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis requer uma coordenação intensiva de políticas e opções de investimento para que as famílias possam alcançar o seu potencial como agentes produtivos, engajados e capazes de um desenvolvimento sustentável, contribuindo plenamente para seus membros e comunidades”, concluiu a coordenadora da Escola de Liderança do Paraná, Mira Graçano.

1º dia do Encontro - garantia de habitação digna e com acessibilidade, criação de áreas verdes, redução progressiva da poluição e apoio à economia circular, além estilo de vida e hábitos saudáveis pautaram os primeiros painéis da Conferência. Em seguida, os debatedores trataram de temas relacionados à segurança, lazer e turismo. 

Dentro do tema habitação e acessibilidade, foram apresentadas diversas políticas públicas e práticas já realizadas nos países. O entendimento é de que habitação não se restringe somente ao espaço físico, mas também à dignidade, segurança e educação.

2º dia do Encontro – no segundo dia, 28, os debatedores vão abordar os temas educação inclusiva, novas tecnologias para inclusão social, transporte e famílias em situação de vulnerabilidade. Após os debates, os integrantes vão seguir para as conclusões do trabalho.

GALERIA DE IMAGENS