Planejamento participa de congresso sobre análise de risco de desastres e adaptação às mudanças climáticas 22/05/2025 - 11:04

De 19 a 23 de maio, a Secretaria do Planejamento (SEPL) está presente no VI Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino-americana (SRA-LA 2025), que ocorre no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) na cidade de Curitiba. O evento aborda temas como redução de riscos de desastres e mudanças climáticas e concentra a discussão envolvendo a sociedade e profissionais da área.

A SEPL, a convite da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), participa do grupo de trabalho que busca diagnosticar, propor e monitorar, de forma conjunta, medidas de mitigação, adaptação e resposta aos eventos climáticos extremos no Estado do Paraná, por meio da atuação da servidora Chayanne Telles, especialista em meio ambiente.

O evento é promovido pela Cedec, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), junto com a Sociedade de Análise de Risco Latino-Americana (SRA-LA), com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Funespar) e com o apoio da Associação Brasileira de Geologia e Engenharia e Ambiental (ABGE).

Os conteúdos abordam temas relacionados a gestão e redução de riscos de desastres e adaptação às mudanças climáticas.

O evento tem objetivo de discutir o desenvolvimento da ciência e da tecnologia para superar os riscos das mudanças climáticas e unir esforços com iniciativas públicas e privadas para contribuir na geração de conhecimento e soluções aos desastres naturais do continente latino-americano.

As edições anteriores do Congresso foram sediadas pelo Chile (2010), Colômbia (2012), Brasil (2016), México (2018) e Chile (2021). O tema da edição deste ano é “A ciência e a tecnologia para a gestão integrada de riscos de desastres e a adaptação às mudanças climáticas”.

São nove eixos temáticos de discussão, que estão distribuídos entre: Mudanças climáticas; Riscos e Desastres Ambientais; Riscos e Desastres Tecnológicos; Gestão do Risco, Governança e Políticas Públicas na Redução de Risco de Desastres; Comunicação em Redução de Risco de Desastres; Educação, Participação Comunitária e Redes; Tecnologias e Inovação em RRD; Saúde e Ambiente e Gestão e Manejo de Animais em Desastres.

O Congresso permite a troca de informação entre os participantes sobre as produções e inovações mais relevantes aos países participantes. Também oferece uma plataforma de compartilhamento de conhecimento e experiências, por meio de apresentações de trabalhos técnicos e científicos, debates, minicursos, conferências e feira expositiva.

GALERIA DE IMAGENS