Planejamento inicia fase de Reteste do Programa de Integridade e Compliance 09/22/2025 - 15:39

A Secretaria de Planejamento deu início, na semana passada, à fase de Reteste do Programa de Integridade e Compliance. Esta é uma etapa que tem como objetivo avaliar a efetividade das ações implementadas e reforçar a cultura de ética, transparência e responsabilidade na gestão pública.
Durante o Reteste, são reavaliados controles internos, revisados fluxos de trabalho e atualizados códigos de conduta, além de serem realizados treinamentos com servidores. A meta é verificar se as medidas de prevenção a irregularidades e de promoção da governança estão devidamente incorporadas ao cotidiano da pasta.
Segundo o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, o Reteste é importante para garantir que os mecanismos de integridade estejam funcionando de forma contínua e aprimorada. “A integridade é um compromisso permanente. O Reteste permite identificar oportunidades de melhoria e manter os processos em plena conformidade. Tudo isso permite mais transparência, melhor cuidado do dinheiro público, que se transforma em mais benefícios à população”, apontou Maia.
A fase de Reteste deverá ser concluída até o final do semestre, quando será apresentado um relatório com recomendações para o aperfeiçoamento contínuo do Programa de Integridade e Compliance.
A chefe do Núcleo de Integridade e Compliance, Andressa Busato, enfatizou a importância do engajamento de toda a equipe. “O sucesso do Programa de Integridade depende da participação de todos. Esta fase de Reteste é uma oportunidade para reforçar valores e aprimorar os mecanismos de controle, fortalecendo a confiança da sociedade na administração pública”, disse.
O Reteste se caracteriza por ser uma avaliação contínua através de testes periódico para verificar a efetividade das medidas implementadas, com identificação de melhorias com detecção de pontos fracos ou não conformidades passíveis de comprometer a integridade institucional e implementação de ajustes e aprimoramentos para reduzir riscos.
PROGRAMA - O Programa de Integridade e Compliance do Estado do Paraná é uma iniciativa criada para promover a ética, a transparência e a eficiência na gestão pública estadual.
Instituído pela Lei Estadual nº 19.857/2019 e regulamentado pelo Decreto nº 2.902/2019, o programa abrange todos os órgãos e entidades da administração pública direta, fundacional, autárquica e serviços sociais autônomos do Estado do Paraná.
Entre seus principais objetivos está prevenir e detectar práticas irregulares e ilegais, como fraudes, subornos e desvios de conduta; e promover uma cultura de ética e integridade entre servidores, terceirizados e parceiros.
Também são objetivos aumentar a transparência pública, combater a corrupção e tornar mais eficiente a gestão de recursos públicos; e fomentar a adoção de boas práticas de governança, gestão de riscos e controles internos.