Plano do Hidrogênio Renovável
O Plano do Hidrogênio Renovável do Paraná mapeia as potencialidades e demandas necessárias para o desenvolvimento dessa nova matriz energética no Estado. O hidrogênio renovável, considerada a nova e mais promissora matriz energética limpa, tem recebido atenção especial no Paraná com foco principal no uso do biogás derivado da biomassa que resta das produções agropecuárias.
O projeto contou com a colaboração de 22 autoridades da área energética, entre doutores, professores, especialistas da iniciativa privada e da área pública tratando sobre energia renovável, em especial o hidrogênio. Esta iniciativa documentada, orientada a partir de estudos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), orienta o objetivo de concretizar projetos grandes nessa área.
Está materializado em um livro composto de três capítulos: mercado, potencial e rumos para a descarbonização. Ele apresenta um mapeamento energético do Estado e de suas vocações, assim como uma análise produtiva do Paraná e das qualidades para compor essa potencial oferta de energia com a demanda que é necessária. Os benefícios dessa produção são ter nova energia limpa, com redução na emissão de gases poluentes, dinamismo na estocagem e transporte e ampliação da disponibilidade energética.
Acesse o Plano do Hidrogênio Renovável do Paraná na íntegra.


