11:19 Planejamento Frota oficial do Estado passará a ser abastecida de forma mais sustentável Decreto 10.613/2025 determina que os veículos oficiais do Paraná devem priorizar o etanol como forma de abastecimento. A ação busca diminuir a dependência dos combustíveis fósseis para adoção de alternativas menos poluentes. Compartilhe:
14:30 Planejamento Sandro Vieira mantém viés técnico da Supen ao assumir como novo superintendente geral de Gestão Energética Seguindo alinhada com o que o setor produtivo e a população demandam, a Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen) foi assumida por Sandro Nelson Vieira, profissional com grande experiência na área. O cargo estava sendo ocupado até então por Cassio Santana. Compartilhe:
17:28 Planejamento Supen discute segurança energética e geração de energia a partir de resíduos em evento sobre infraestrutura Segurança energética e geração de energia a partir de resíduos foram os temas discutidos pelos representantes da Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen) na Infra Sul GRI 2025, uma conferência com executivos de alto nível e autoridades governamentais para discutir e fomentar investimento estratégicos sobre infraestrutura. Compartilhe:
15:40 Parcerias do Paraná Agências Regionais de Desenvolvimento e Supen são temas de reunião ordinária de governanças do Paraná Produtivo ocorreu mais uma reunião ordinária de governanças do Programa Paraná Produtivo. Neste evento, os participantes foram apresentados à Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen) e também receberam orientação da importância de criarem uma Agência Regional de Desenvolvimento, além de se atualizarem do andamento das que estão sendo criadas. Compartilhe:
17:11 Planejamento Supen e Agepar realizam reunião técnica sobre qualidade do biometano na rede canalizada de gás natural do Paraná A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e a Superintendência Geral de Gestão Energética (Supen), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, reuniram em Curitiba na sede da Agepar, instituições com Abiogás, Compagas, ANP, Inmetro, CIBiogas, Necta Gas e as agências reguladoras do Ceará (ARCE) e de São Paulo (ARSESP) em uma reunião técnica de forma presencial e online (hibrida). O evento discutiu os desafios e critérios técnicos para garantia da qualidade do biometano na rede canalizada de gás natural do Paraná. Compartilhe:
14:56 Planejamento Compagas entrega primeiras obras da expansão da rede de gás canalizado de Londrina O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da entrega da primeira fase de expansão da rede de gás canalizado da Compagas em Londrina, no Norte do Estado. Foram instalados 4 quilômetros de dutos entre a cidade e o município de Cambé, também na região Norte. Compartilhe:
15:22 Planejamento Governador assina protocolos para uso de biogás e biometano no transporte rodoviário O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou durante o 37º Show Rural Coopavel, uma série de protocolos e compromissos para o desenvolvimento da cadeia de combustíveis renováveis no Paraná, dentro do Dia do Biogás e Biometano, na feira agropecuária. Líder na produção de proteína animal no País, para o Paraná o movimento é estratégico visando a transição energética e a descarbonização de processos produtivos. Compartilhe:
09:07 Planejamento Planejamento se reúne com Abiogás para pensar estratégias na área do biogás e biometano no Paraná o Secretário do Planejamento do Estado do Paraná, Guto Silva, recebeu em uma reunião técnica a Presidente Executiva da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (Abiogás), Renata Isfer, para fazer um balanço da evolução do biogás no Paraná e estabelecer planos e estratégias para dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado na área de biogás e biometano. Compartilhe:
12:22 Planejamento Governo do Estado recebe versão final do Plano do Hidrogênio Renovável O Plano do Hidrogênio Renovável no Paraná está materializado em um livro composto de três capítulos: mercado, potencial e rumos para a descarbonização. Ele apresenta um mapeamento energético do Estado e de suas vocações, assim como uma análise produtiva do Paraná e das qualidades para compor essa potencial oferta de energia com a demanda que é necessária. Compartilhe: