Planejamento do Paraná, por meio da Supen, realiza visita técnica em planta de biometano em Santa Catarina 16/10/2025 - 08:26

As políticas públicas de incentivo ao uso de biogás e biometano implementadas pelo Governo do Estado do Paraná estão despertando o interesse de grandes grupos empresariais do setor energético. A convite do Grupo Energisa, a Secretaria de Estado do Planejamento, em conjunto com a Superintendência-Geral de Gestão Energética (SUPEN), participou nesta terça-feira (14) de uma visita técnica à planta de biometano localizada no município de Campos Novos, em Santa Catarina.
A visita contou também com a presença da diretoria da Energisa Distribuição de Gás (EDG) — responsável pelo empreendimento — e da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). O objetivo foi conhecer em detalhes a estrutura da unidade, considerada modelo de referência para novos investimentos no país.
Entre os instrumentos que fortalecem esse ambiente estão os Decretos Estaduais nº 9.817/2025 e nº 7.871/2017, que concedem isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na aquisição de equipamentos para refinarias de biometano e diferimento do imposto em operações internas entre produtoras e distribuidoras de gás, respectivamente.
“O Governo do Paraná demonstra a vocação inovadora e o compromisso com o futuro ao se posicionar na vanguarda da transição energética. A criação e o trabalho estratégico da Supen, em conjunto com a Secretaria do Planejamento, representam um salto qualitativo. Este é mais um passo decisivo de nossa equipe, que transforma a vida da população e acelera o desenvolvimento sustentável do Estado com soluções de energia de ponta”, avaliou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
O Grupo Energisa estuda replicar projetos semelhantes em outros estados, e o Paraná se destaca como um dos principais candidatos a receber uma planta dessa natureza.
Com porte industrial, a unidade catarinense tem capacidade para tratar diariamente cerca de 350 toneladas de resíduos orgânicos industriais, produzindo 25 mil metros cúbicos de biometano por dia e 2,5 mil toneladas de fertilizantes orgânicos por mês.
“A SUPEN tem atuado de forma estratégica para posicionar o Paraná como um polo estimulador de investimentos em biometano, articulando esforços técnicos e institucionais junto ao setor produtivo para ampliar a participação dessa fonte renovável na matriz energética estadual”, comentou o superintendente-geral de Gestão Energética, Sandro Vieira.
"É gratificante ver a concretização deste grande projeto, que impressiona pelo porte e qualidade. Apresentamos as políticas do Paraná para iniciativas transformadoras, reforçando nosso compromisso em abrir caminhos, gerar desenvolvimento e inovação”, disse o coordenador de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio do Estado, Thiago Olinda.
Participaram da visita a CEO da Energisa Distribuição de Gás, Débora Oliver; o diretor de Negócios Biogás da Energisa, Luiz Fernando Tomasini; o gerente de Conta Energisa Marcelo Nóbrega; o CEO da Compagas, Eudis Furtado; o CFO da Compagas Luciano Ribas; o gerente de Estratégia da Compagas, Guilherme Bedene; e o coordenador de Gás Natural, Biocombustíveis e Hidrogênio Renovável da SUPEN Thiago Olinda.