Supen e Agepar realizam reunião técnica sobre qualidade do biometano na rede canalizada de gás natural do Paraná 08/05/2025 - 17:11

A Superintendência Geral de Gestão Energética (Supen), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) reuniram em Curitiba, nesta quinta-feira (08), na sede da Agepar, instituições como Abiogás, Compagas, ANP, Inmetro, CIBiogas, Necta Gas e as agências reguladoras do Ceará (ARCE) e de São Paulo (ARSESP) em uma reunião técnica de forma presencial e online (hibrida). O evento discutiu os desafios e critérios técnicos para garantia da qualidade do biometano na rede canalizada de gás natural do Paraná.

O evento teve como objetivo promover um debate técnico com especialistas sobre o tema, com abordagens sobre aspectos como produção, controle de qualidade, regulação, além de cases de sucesso e experiências de concessionárias de gás e de agências reguladoras estaduais relacionadas ao biometano.

O diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, abriu o evento ao lado do superintendente-geral de energia, Cássio Santana, e da diretora de Regulação Econômica da Agepar, Rejane Scolari.

Para Bueno, “este encontro mostra a importância do biometano e do estudo que por ele é demandando. Esse esforço conjunto de todos aqui presente, mostra o empenho que temos em evoluir o nosso conhecimento sobre o assunto. Sem dúvida, o meio ambiente agradece”.

Já a Rejane afirmou que “com esse encontro queremos fomentar o diálogo técnico e regulatório, alinhando esforços para garantir a qualidade do biometano inserido na rede canalizada, assegurando a eficiência, segurança e a sustentabilidade”.

Segundo Cassio, “a agenda de hoje tem a importância de reunir as visões de regulação, fiscalização e investimentos através do setor produtivo em torno do mercado de biometano, que é uma vocação do Estado do Paraná. O evento foi muito oportuno para discutir os parâmetros de qualidade que precisamos garantir para a injeção do biometano nas redes de distribuição do Paraná”.

O coordenador de Gás e Biocombustíveis da Supen, Thiago Olinda, apresentou aos participantes o Plano de desenvolvimento setorial do biogás e biometano no Estado do Paraná. Entre outros palestrantes, Talyta Viana representou a presidente executiva da Abiogas, Renata Isfer, tratando da Lei 14.993/2024 e do combustível do futuro; o gerente de estratégia, Guilherme Bedene, e a gerente de relações institucionais da Compagas, Ana Feitoza, apresentaram a expectativa da distribuidora de gás do Paraná.

Segundo o CEO da Compagas, Eudis Furtado, acerca da reunião técnica sobre a Qualidade do Biometano, “ressalta-se o papel e o protagonismo da AGEPAR na temática do biometano, considerando que o Paraná é o segundo maior estado do Brasil em potencial de produção deste gás. A AGEPAR reuniu distribuidores, produtores, agências reguladoras, associações e outros participantes relevantes do setor para uma ampla discussão sobre a produção, qualidade, legislação e outras dimensões que permitirão o crescimento e a descarbonização da economia através do biometano. É fundamental que a gente dê continuidade a essa agenda, que posicionará o Paraná na vanguarda da diversificação energética e da descarbonização”.

O encontro contou também com a partição dos diretores do Agepar, Marcelo Luiz Curado (Administrativo financeiro), Sérgio Cequinel (Fiscalização e qualidade dos serviços) e Alex Sandro Noel Nunes (Normas e regulamentação).

Duas falas importantes da reunião foram sobre as experiências das agências reguladoras do Ceará e de São Paulo, que foram representadas respectivamente pelo analista de regulação, Francisco Alfredo de Castro Neves, e pela superintendente de Regulação de Gás Canalizado, Carina Couto.

Também palestraram na reunião técnica o diretor presidente do CIBiogas, Rafael Gonzalez; o gerente de Engenharia da Cegas, Jardel Alves Barros; o coordenador de regulação da qualidade de produtos da ANP, Jackson Albuquerque; a chefe do Laboratório de Análise de Gases do Inmetro, Cristiane Rodrigues Augusto; o gerente do Centro de Transição Energética e Descarbonização da Tecpar, Bill Costa; o diretor técnico da Necta, Edison Barreto; a gerente ESG da Geo Biogas, Isabela Machado; e a coordenadora de qualidade da Geo Biogas, Ana Elisa Morguette.

AGEPAR –  A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, e implantada em 21 de novembro de 2012. Autarquia em regime especial, a agência foi criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por empresas públicas ou privadas por meio de concessão, permissão ou autorização.

SUPEN - O governo do Estado do Paraná criou a Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), por meio do Decreto 7.926, de 11 de novembro de 2024, com o objetivo de concentrar e coordenar as ações estratégicas do Estado no setor energético, com foco no planejamento de longo prazo, eficiência, inovação e a implementação eficaz de políticas públicas direcionadas a projetos prioritários, especialmente aqueles relacionados à transição energética e ao desenvolvimento de energias renováveis.

A Supen também tem como responsabilidade a identificação de áreas prioritárias para investimentos, monitoramento de tendências tecnológicas e o fomento de parcerias estratégicas que impulsionem a eficiência, a inovação e a sustentabilidade energética.

GALERIA DE IMAGENS