Apoiado pelo Governo do Paraná, Corredor Bioceânico é apresentado em evento do BID 11/03/2024 - 16:04

A Rota de Capricórnio – chamada também de Caminho Bioceânico -, que passa pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina e se liga ao Paraguai, Argentina e Chile, teve o projeto apresentado na Assembleia Anual dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que terminou domingo (10), em Punta Cana, República Dominicana.

A obra, que vai ajudar a integrar a América do Sul, é uma das bandeiras da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul) e do Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, presidente da entidade, que no ano passado indicou um segundo trecho dela para fazer parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná exerce a Secretaria-Executiva pro tempore da Zicosul.

Esse segundo lote que visa pavimentar a Estrada Boiadeira (BR-487), um trecho da chamada Rota de Capricórnio, aguardada por décadas pela população, liga a Serra dos Dourados, em Umuarama, ao município de Cruzeiro do Oeste, conectando-o com o lote 1 da obra e um trecho já existente que vai até Campo Mourão.

O projeto rodoviário do Corredor Bioceânico é um sonho antigo dos países do Mercosul de ligar os oceanos Atlântico e Pacífico por um corredor rodoviário, desde os portos brasileiros de Paranaguá e Santos, aos portos do norte do Chile, atravessando o Paraguai e a Argentina.

Durante o evento do governo federal, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e a delegação brasileira apresentaram e debateram as cinco rotas de integração em reuniões bilaterais ou trilaterais com sete ministros da região: Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Uruguai, Chile e Paraguai.

De acordo com o site do Ministério, a ministra Tebet explicou que, com a integração, os portos do Chile passarão a ser importantes pontos para o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro, pois será possível encurtar em até em até sete mil quilômetros ou 20 dias o comércio com a Ásia.

GALERIA DE IMAGENS