Avanços e desafios em logística e mobilidade no agronegócio são temas de painel no Show Rural 09/02/2023 - 17:21

O secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Guto Silva, esteve no Show Rural Coopavel 2023, em Cascavel, um dos maiores eventos do setor agrário no mundo, e participou como convidado do painel Logística e Mobilidade para o Agronegócio, na tarde desta quinta-feira (9).

Entre os temas tratados no painel, o destaque ficou para os desafios logísticos que o Governo do Estado enfrenta, visto que o agronegócio, e principalmente as cooperativas, dobram de tamanho a cada quatro anos, ou seja, um crescimento vertiginoso de quase 25% ao ano.

“O Planejamento acompanha esse crescimento e age para que o processo logístico não seja comprometido, exigindo que investimentos em infraestrutura acompanhem esse movimento que ocorre no interior do Paraná, incluída aí a expectativa de uma grande safra“, diz Silva.

No centro está a questão rodoviária, um assunto cujo ponto final é aguardado ansiosamente pela população, com o novo plano de concessão para o Anel Viário, mas outras iniciativas do Governo do Estado têm recebido investimentos para melhorar a logística exigida pelo campo.

“São muitas as frentes em que atuamos para eliminar os gargalos, desde a Nova Ferroeste, que vai otimizar o escoamento da produção; os investimentos que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou para o Porto, como o novo Moegão, que vai ampliar em mais de 30% a capacidade de carga e descarga de grãos pelo Porto de Paranaguá; a ampliação da Eletrovia e também a expansão da Rede Trifásica, que adentra o interior pelo trabalho da Copel”, diz Silva.

Cascavel será centro importante da Nova Ferroeste

Segundo Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário, da Nova Ferroeste, que também palestrou no painel, a região de Cascavel, onde ocorre o Show Rural, é determinante para o projeto da ampliação desse modal logístico.

“Além das grandes empresas instaladas aqui e nas cidades vizinhas, o município vai ser o entroncamento dos ramais. Ou seja, tudo que circular pela Nova Ferroeste, vai passar por aqui, transformando o Oeste do Paraná em uma grande central logística”, disse ele.

Governo entrega pleitos do Paraná à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

No mais recente andamento em relação à iniciativa, no fim do ano, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), aprovou a Lei de Autorização Ferroviária, que vai permitir ao governo liberar a construção de ferrovias no Paraná, mediante aprovação do projeto.

“Esses trechos serão construídos e operados pela iniciativa privada, então nesse formato uma empresa vai poder conectar seu parque fabril ao traçado da Nova Ferroeste, o que vai reduzir ainda mais o custo logístico a médio e longo prazo”, explicou Fagundes.

Tecnologia no agronegócio

Outro destaque do painel ficou para a tecnologia aplicada ao agronegócio paranaense, que tem tido um rápido crescimento, turbinado pelo otimismo quanto à grande safra deste ano, pelo Paraná ter se tornado a quarta maior economia do país e estar em pleno emprego.

“Interessante observar jovens de todo o Paraná trazendo seus negócios para a feira, o que gera valor e é importante, visto que o agro é cada vez mais tecnificado, com uma mecanização profunda, incluindo via satélite, que traz resultado ao campo e irriga as médias e pequenas cidades paranaenses, que são a espinha dorsal da economia do Estado”, explica o secretário.

Nova edição de Banco de Projetos terá R$ 100 milhões para planejar obras em todo o Paraná

A ideia, segundo o secretário de Planejamento, é seguir dando oportunidade para a população paranaense, cuidando do que é importante, para que se crie um ciclo virtuoso. “Queremos um longo período frutífero, alicerçado em energia, em economia verde, no agronegócio sustentável e sobretudo na formação de milhares de jovens vinculados a esse mercado de trabalho tecnológico voltado ao agro e a serviços, o que vai permitir ao Paraná seguir adiante.

Participou ainda do painel Alessandro Andrei Deuschle, presidente da Brasil Soberano. Após as palestras, houve o lançamento oficial do Smart Agro Brasil, que visa promover uma mudança no paradigma da conectividade (5G no Agro), acelerando a transformação digital do agronegócio pela hiperconvergência de dados e informações, aliado à Inteligência Artificial.

Agência de Desenvolvimento Regional é lançada

Durante o evento, foi feita a assinatura do lançamento da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região Oeste do Paraná, dentro da estratégia do Governo de Estado de fortalecer os territórios paranaenses, e que vai ser operacionalizada pela Unioeste.

“Esse é um instrumento importantíssimo para que se possa dar condições e apoio às pequenas prefeituras na elaboração de projetos estruturantes, para que elas possam estar aptas a captar recursos”, explica o secretário Guto Silva. Sebrae e Crea também dão apoio à proposta.

Dentro dessa iniciativa, o corpo técnico da universidade, através da agência, cede corpo técnico, desafogando as prefeituras e dando suporte a esses pequenos municípios, que muitas vezes têm dificuldade na elaboração de projetos, promovendo benefícios para a população.

Idealizada pela agora Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), as agências têm relação com as sete instituições estaduais de ensino superior e é operada em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológica.