Governo do Estado reforça alinhamento com Sebrae em torno de desenvolvimento regional 15/02/2023 - 12:15

O Governo do Estado reforçou, em reunião na terça-feira (14), o alinhamento estratégico com o Sebrae em torno do Paraná Produtivo, uma parceria que ajudou a definir as regionalizações do programa, que visa levar planos de desenvolvimento a regiões pouco atendidas do Estado.

Estruturado pela Secretaria de Planejamento, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, além do apoio de diversas entidades.

A partir do cruzamento de dados do Territórios Sebrae, na fase de diagnóstico do programa, com os das Regiões Geográficas Imediatas do IBGE (RGI) e Associações de Municípios, foram definidos oito territórios prioritários a implantarem planos de desenvolvimento produtivo.

Governo entrega pleitos do Paraná à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

No encontro desta terça-feira, foram discutidos os próximos passos do programa que, após extensa fase de diagnóstico, entra em novo momento. “Agora é a hora da ação, de levar à ponta melhorias para as comunidades e regiões, e a capilaridade e olhar do Sebrae vão nos ajudar a melhorar o desempenho dessas ações, que terão um forte impacto em diferentes regiões paranaenses”, disse o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva.

A união entre os objetivos do Governo do Estado e do Sebrae, que olha as necessidades das micro e pequenas empresas, é muito oportuna, diz Vitor Tioqueta, diretor superintendente da entidade.

Torqueta enxerga na nova gestão do governo um bom momento de renovar expectativas sobre o desenvolvimento do estado. “Poderemos fazer muitas coisas boas em conjunto, com iniciativa privada e pública juntas, atendendo às empresas, aos territórios e à necessidade do Paraná”, ressalta o diretor superintendente.

Segundo Silva, a grande experiência e conhecimento da realidade do Paraná que detém o Sebrae vai ajudar a definir estratégias de governança de territórios, ajudando a tirar do papel as ações necessárias definidas a partir do diagnóstico alcançado pelo Paraná Produtivo.

Avanços e desafios em logística e mobilidade são temas de painel no Show Rural 2023

PROGRAMA – O Paraná Produtivo atende 202 municípios de oito regiões prioritárias, que já tiveram as governanças estabelecidas. Elas concentram 30% da população paranaense (3,3 milhões de pessoas) e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

O trabalho envolve atores locais, setor produtivo, universidades e governo com base na análise de indicadores, fundamentadas em três eixos: Pessoas, Infraestrutura e Sistemas Produtivos, abarcadas pela dimensão da Governança e Gestão.

SONORA GUTO SILVA

SONORA VITOR TIOQUETA