Planejamento assina Protocolo de Intenções de Cooperação com Movimento Pró-Paraná 19/09/2025 - 11:05

A Secretaria do Planejamento do Paraná (SEPL) assinou um Protocolo de Intenções de Cooperação com o Movimento Pró-Paraná, na quarta (17). O objetivo é consolidar uma parceria estratégica para o fortalecimento do Programa Rota do Progresso. O programa, liderado pela SEPL, tem como objetivo impulsionar os 80 municípios com menor Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM) do estado do Paraná.
O Protocolo de Intenções prevê que as partes se comprometem a promover reuniões e intercâmbio de informações para fortalecer a execução do Rota do Progresso, com a participação das duas entidades, para potencializar a efetividade do programa por meio de apoio técnico, institucional e de mobilização.
Além da assinatura do Protocolo de Intenções de Cooperação, a SEPL apresentou projetos desenvolvidos tanto pela Secretaria com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, tais como o Centre Pompidou Paraná e a revitalização do Litoral.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, destacou a importância da realização do evento. “Nós recebemos o Movimento Pró-Paraná, que reúne lideranças que ocuparam cargos estratégicos nas instituições, como ex-governadores, ex-ministros e ex-deputados. São pessoas que tem uma bagagem enorme, e que podem contribuir com o planejamento do Estado do Paraná. A partir daqui, elaboramos uma série de diretrizes e ações para proporcionarmos um Paraná ainda melhor para toda a população”, comentou o secretário.
Na reunião, ocorrida na Sala de Situação da SEPL, os membros do Movimento Pró-Paraná puderam tirar dúvidas e dar sua contribuição para o desenvolvimento dos projetos do Paraná Projetos e também sobre o Programa Rota do Progresso.
A parceria da SEPL com o Movimento tem como fundamentos a articulação institucional, apoio técnico especializado, desenvolvimento de pessoas e inovação, mobilização do setor produtivo e a sustentabilidade do Programa Rota do Progresso. Houve também uma sugestão de se analisar como que o Pró-Paraná pode participar de alguma forma da iniciativa.
“É importante pensarmos em transformar o Programa Rota do Progresso em uma política de Estado, não apenas uma política de governo”, destacou o vice-presidente do Movimento Pró-Paraná e ex-governador do Estado, Orlando Pessutti. A política de Estado se caracteriza por ser perene, por ser menos suscetível às mudanças de quem está comandando o Poder Executivo. Essa é a diferença abordada por Pessutti.
Entre os notáveis do Movimento Pró-Paraná, destacam-se também o ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra, e o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez.
O coordenador de apoio do planejamento municipal, Marcelino Manhani Junior, comenta sobre os benefícios que a parceria irá trazer para o Programa Rota do Progresso. “O Rota do Progresso não é apenas um programa de investimentos, mas um movimento de transformação regional. Com o apoio do Movimento Pró-Paraná, fortaleceremos nossa capacidade de articular soluções de longo prazo, garantindo que os 80 municípios contemplados tenham mais oportunidades de crescimento, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população”, falou.
PROGRAMA ROTA DO PROGRESSO – Instituído pelo Decreto Estadual n. 7.794, de 31 de outubro de 2024, o Programa Rota do Progresso é uma iniciativa do Governo do Paraná e consiste em uma estratégia coordenada de ações governamentais duradouras, visando o desenvolvimento territorial e regional dos municípios envolvidos.
O Rota do Progresso é composto por nove eixos: Infraestrutura Agropecuária, Siscred (Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados), Estradas Rurais, Barracões Industriais, Talento Tech, PDI Municipal, Programas Sociais, Desenvolvimento de Pessoas e Saneamento Básico.
As ações multissetoriais beneficiam as localidades com menor Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), indicador desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para medir o desempenho dos municípios paranaenses em relação à renda.
PRÓ-PARANÁ – O Movimento Pró-Paraná é uma entidade de integração e relações institucionais do Paraná criada em 2001. Sem fins lucrativos, conduz atividades com o objetivo central de integrar interesses dos vários segmentos da sociedade paranaense junto aos poderes constituídos, procurando soluções que promovam o bem comum e o desenvolvimento social, cultural e econômico do Paraná.