Secretaria do Planejamento promove evento especial do Outubro Rosa 22/10/2025 - 10:47

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) realizou, nesta terça-feira (21), um evento em alusão ao Outubro Rosa para todas as servidoras da SEPL. A iniciativa teve a intenção de conscientizar e promover a prevenção e o cuidado da saúde da mulher, destacando a importância da detecção precoce dos cânceres de mama e colo de útero.
O evento foi iniciado com uma fala do diretor geral da SEPL, Domingos Trevizan, sendo seguido de uma palestra da psicóloga Laine Piai, em que a profissional pode compartilhar um pouco sobre a criação da campanha do Outubro Rosa, destacando aspectos como prevenção, detecção, sintomas e tratamento da doença, além de fazer uma reflexão sobre autocuidado e valorização da vida.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, destacou a importância desta ação para a conscientização das servidoras. “Este é um momento de profundo significado. Nosso objetivo é ir além da informação: queremos acolher cada servidora, oferecendo um espaço seguro de cuidado e apoio. Receber orientações de autocuidado e saúde é um ato de amor-próprio, e é fundamental para reforçar a nossa responsabilidade com a vida, promovendo a sensibilidade e o conhecimento sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer”, comentou.
A diretora de Aperfeiçoamento da Gestão Governamental, Alexandra Fante, explicou como o evento buscou apoiar e valorizar as participantes. “Foi um momento pensado para que elas se sentissem valorizadas e amparadas, recebendo orientações de autocuidado e saúde. É um incentivo para que todas priorizem a si mesmas, transformando a informação em um poderoso ato de prevenção e zelo pela própria vida contra o câncer”, analisou.
Além da palestra, o evento também contou com uma apresentação da dupla Doutora Confusa e Doutora Nagelatina, palhaças do grupo de voluntariado Especialistas da Alegria que animaram e promoveram atividades de alongamento e relaxamento com as participantes.
Ao total, participaram do evento 120 mulheres, dentre servidoras da SEPL, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, do Programa de Parcerias do Paraná (PAR) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).