Voto popular: programa Talento Tech concorre a prêmio de inovação da Enap 11/09/2025 - 12:10

A votação para escolher o vencedor da 29ª edição do Concurso Inovação no Setor Público está aberta. Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição do governo federal voltada à transformação da gestão pública por meio de capacitações, o concurso reconhece iniciativas inovadoras no setor público. O Governo do Estado é um dos finalistas, com o programa de qualificação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Talento Tech.
Para votar basta acessar o site oficial do Enap, selecionar a categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal” e votar no Talento Tech-PR. Também estão na disputa cinco outros projetos dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo, e das cidades de São José dos Pinhais (PR) e Recife (PE).
"O Talento Tech está em evidência novamente, agora em uma votação popular, devido à relevância para o estado. O projeto do Governo do Paraná está mudando a vida de jovens e a realidade de suas comunidades, reforçando a importância de políticas públicas que geram resultados concretos. Esse reconhecimento mostra o sucesso do programa em capacitar a juventude, transformando as perspectivas de carreira e impactando positivamente a economia local. É a prova de que o investimento em educação e tecnologia funciona na prática", ressaltou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
O concurso busca reconhecer e valorizar servidores públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal que adotaram práticas inovadoras para atender demandas da sociedade. Serão premiados projetos que estejam em funcionamento por no mínimo seis meses, e que contribuíram para a melhoria de processos, serviços ou políticas públicas.
O resultado final da premiação acontece no dia 2 de outubro, em Brasília, durante a 11ª Semana de Inovação.
SOBRE O PROGRAMA – Criado em 2024, o Talento Tech é desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Educação (Seed), além da Fundação Araucária, sendo coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Tendo um investimento de R$ 62 milhões, o programa promove a capacitação de estudantes da rede pública tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Superior, que moram nos 50 municípios com menor Índice Ipardes de Desenvolvimento Humano (IPDM), modelo próprio do Estado para classificar o desenvolvimento nos municípios.
A ideia é que a iniciativa ajude a suprir a demanda por profissionais qualificados na área de TI, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de inserção no mercado para estudantes e recém-formados.
Na primeira turma, que terminou o curso em julho depois de 10 meses, contou com 1.000 estudantes. Além de aulas teóricas e práticas em diversas áreas ligadas a tecnologia, projetos e contato com profissionais da área, os alunos do programa receberam uma bolsa mensal de até R$ 1.500 e notebooks para estudos durante o curso.
Com a classificação no Concurso Inovação no Setor Público, o programa chega a três reconhecimento em premiações nacionais. Em junho, o Talento Tech venceu o 5º Prêmio Conexão Inova. Já no início de agosto, o projeto foi vencedor em duas categorias do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025.
EDIÇÃO DE 2024 – Na 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, o projeto de inclusão social Óculos Amigo foi eleito o vencedor popular na categoria “Inovação para o Cuidado”.
A iniciativa, executada pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) juntamente das secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), visava promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual.
O projeto Óculos Amigo beneficiou 147 alunos da rede pública de ensino no Paraná com cegueira total, por meio da entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para fornecer informações em tempo real. Os dispositivos foram entregues para que os alunos possam usar não apenas em sala de aula, mas no dia a dia.