APRESENTAÇÃO

Secretaria de Estado do Planejamento - SEPL

É órgão de assessoramento e apoio direto ao governador do Estado para o desempenho de funções de planejamento, coordenação e controle da ação geral do governo, dos assuntos e programas intersecretariais, bem como da organização base do sistema de planejamento e organização institucional.

Missão

Planejar, integrar e coordenar ações estratégicas que promovam o desenvolvimento sustentável do Paraná, em parceria com a sociedade e órgãos públicos, com foco na eficiência, transparência e excelência na gestão pública.

Visão de Futuro 

Tornar-se um modelo de excelência em planejamento e gestão pública, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no Paraná.

Valores

  1. Transparência
  2. Ética
  3. Respeito
  4. Inovação
  5. Sustentabilidade
  6. Eficiência
  7. Valorização dos Servidores

Campo de atuação

  • a elaboração, coordenação e apoio ao desenvolvimento de projetos estruturantes, estratégicos e prioritários do Governo Estadual;
  • a formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação da implementação de políticas públicas de desenvolvimento de caráter multisetorial;
  • a coordenação da política de desenvolvimento integrado do território paranaense visando à sustentabilidade local e regional;
  • a formulação de políticas de indução e de estímulo ao desenvolvimento produtivo integrado voltado à sustentabilidade econômica local e regional;
  • a coordenação da elaboração, monitoramento, revisão e atualização do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Regionais de Desenvolvimento e a análise de resultados;
  • a coordenação da elaboração da mensagem anual do Governador à Assembleia Legislativa do Paraná;
  • o planejamento e modernização da estrutura organizacional de órgãos e entidades estaduais, bem como a criação, remanejamento, transformação e extinção de cargos de provimento em comissão e funções de gestão pública;
  • a coordenação de atividades relacionadas à identificação, estruturação e análise de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica de projetos passíveis de desestatização para deliberação do Governador;
  • o acompanhamento da execução de projetos e contratos de parcerias desenvolvidos no âmbito do Paraná;
  • a coordenação técnica e funcional do Sistema Estadual de Planejamento.

 

GUTO SILVA

Secretário de Estado

GUTO SILVA

Luiz Augusto Silva, (Maringá, 11 de fevereiro de 1977), ou Guto Silva, é um político brasileiro, empreendedor, consultor internacional de negócios. Atualmente é secretário do Planejamento do Estado do Paraná.

Filiado ao Partido Progressistas (PP), foi secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná (2019 a 2022) e deputado estadual do Paraná por dois mandatos (2015 a 2022).

Aos três anos de idade transferiu-se com a família para Pato Branco, onde cresceu e iniciou a carreira acadêmica, empresarial e política.

Guto Silva é doutorando em Gestão de Negócios, casado com Karina Amadori e pai de Francisco e Mariana.

 

CARREIRA: EMPRESARIAL E ACADÊMICA


Guto é empresário, atuando na área de comércio exterior, rede de varejo e franquias, e é consultor internacional de empresas do Sebrae/PR.

Como trader e consultor internacional de negócios esteve em mais de 65 países na Ásia, África, América do Sul, América Central e do Norte, Europa e no Oriente Médio, desenvolvendo canais de abastecimento e estruturação de projetos e realizando negociações comerciais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha.


É graduado em Administração com habilitação para Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios pela Universidade Nacional de Misiones/Argentina e tem Pós-MBA em TrendsInnovation, pela Inova Business School.

Como professor universitário de graduação e pós-graduação, teve artigos e livros utilizados como bibliografia da área internacional e foi citado em mais de mil pesquisas de produção acadêmica. Publicou dois livros pela editora  Aduaneiras: Logística no Comércio Exterior e Gestão Global.


TRAJETÓRIA POLÍTICA


Iniciou a carreira política em Pato Branco, em 2009, quando foi eleito o vereador mais votado do município naquela eleição. Exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná entre 2012 e  2014. Foi eleito deputado estadual em 2014, com 45.313 votos pelo PSC, e reeleito em 2018, pelo PSD, com 66.412 votos, o mais votado do seu partido.

Ainda em seu primeiro mandato, de fevereiro de 2017 a dezembro de 2018, ocupou a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, presidência da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, presidência da Câmara de Comércio Paraná-Rússia e coordenador da Bancada Digital.

Assumiu interinamente a presidência da Casa em 2018, com a licença temporária do titular, deputado Ademar Traiano. Com a eleição de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Estado, Guto foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, em 2019. Hoje, Guto é o secretário do Planejamento do Estado do Paraná.

 

       Diretor-Geral

       Felipe Augusto Amadori Flessak

       felipeflessak@sepl.pr.gov.br |   (41) 3313-7805

 

       Projetos Estruturantes

       Cicemara Cordeiro

       

       Paraná Parcerias   

       Luiz Moraes Jr.    

       

       Diretor de Projetos

       Marcos Junior Marini |   (41) 3313-7820

 

       Diretor de Planejamento

       Breno Pascualote Lemos |   (41) 3313-6287

              

       Secretaria

Viviane Maria Born

viviane-born@sepl.pr.gov.br |  (41) 3313-7810                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

 

Endereço

Palácio das Araucárias
Rua Jacy Loureiro de Campos s/n - 4º andar - Centro Cívico
80530-915  - Curitiba - Paraná

Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes - SEPL
e-mail: sepl@sepl.pr.gov.br
(41) 3313-7800 - (41) 3313-7810