Construção do Plano Plurianual do Paraná leva em consideração recomendações da União 17/03/2023 - 16:43

A aproximação entre planejamento e orçamento, que está sendo construída no Paraná por meio do projeto "Orçamento por Resultados", é uma amostra do alinhamento do Governo do Estado à União. Praticamente todas as diretrizes anunciadas pela União para a construção do novo Plano Plurianual (PPA) federal já estão contemplados na nova modelagem que a Secretaria de Estado do Planejamento preparou para o PPA do Paraná.

“Constam lá desde a valorização da participação social até as perspectivas regionalizadas e transversais das políticas públicas. Essa convergência reforça que a nossa Secretaria de Planejamento está no caminho certo”, afirma o diretor de Planejamento do Estado, João Giona Junior. Ele apresentou o projeto estadual no 85º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), em Brasília, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17).

“O nosso PPA contará com ampla participação social por meio de consultas e audiências públicas e já avança na direção de um planejamento de longo prazo, pois vai contemplar indicadores de desenvolvimento, já selecionados pelo Ipardes”, complementa.

Governo promove treinamento com Banco Mundial para execução do programa Paraná Eficiente

Na quinta-feira, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou com os representantes e secretários desta área dos 26 estados e o Distrito Federal sobre os desafios da construção de políticas públicas e ressaltou que a retomada da atenção ao planejamento é capaz de construir políticas públicas mais robustas.

"O Plano Plurianual Federal, que está sendo desenvolvido este ano, abre grande oportunidade para os estados, já que tem caráter participativo e será construído em nível nacional, a partir de mobilizações sociais, para que tenha força perante Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário", afirmou Tebet.

No Cosud, Paraná propõe alinhar planejamentos estaduais com orçamento da União

Governo aprimora metodologia do Plano Plurianual e oferece cursos aos envolvidos no tema

O presidente do Conseplan, Fabrício Marques, disse que o debate aberto trouxe a preocupação com os problemas de desigualdade, fome, educação, economia e estrutura social da população brasileira. "Aprofundamos discussões sobre políticas públicas, a fim de levar boas novas e inovação aos estados brasileiros", destacou. Ele é secretário do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento do Estado de Pernambuco.

Os secretários agora aguardam a criação de uma agenda nacional de longo prazo, prometida durante o evento, que ocorre trimestralmente.