Curso de formação de multiplicadores capacita 60 servidores estaduais e municipais ao Modelo Governança e Gestão 14/04/2023 - 17:25

Pelo menos 60 servidores estaduais e municipais foram capacitados no curso de formação de multiplicadores da implementação e do gerenciamento do Modelo Governança e Gestão Pública – Gestaopublicagov.br, de 11 a 13 de abril, em Curitiba, no contexto do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná.

O curso Pontos Focais Gestaopublicagov.br, ministrado pelo professor Esaú Mendes, do Departamento de Transferências e Parcerias da União (DTPAR), da Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, do Governo Federal, está alinhado aos objetivos do Programa Estadual Conecta399, lançado durante o Fórum, principalmente no seu eixo de Capacitação, em que se busca fomentar boas práticas de eficiência e eficácia na aplicação de recursos públicos, com ênfase na promoção da inovação e no uso de tecnologias para aprimorar a gestão pública.

Colaboraram com a organização estadual do curso a Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) e o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, bem como a Escola de Gestão do Paraná – Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e a Secretaria de Estado da Comunicação.

Reunião da Rede de Parcerias promove troca de experiências sobre gestão de projetos públicos

Curso aprimora governança – O Gestãopúblicagov.br é um modelo referencial para a avaliação e aprimoramento da governança e gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam as transferências da União por meio da Plataforma Transferegov.br.

As bases conceituais do modelo tomam por referência princípios da Administração Pública Brasileira, da ISO 37000:2021 – Governança das Organizações, da ISO 9000:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, e da ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, constituindo, assim, formação alinhada aos mais avançados instrumentos de gestão da atualidade.

A implementação do Gestãopúblicagov.br se dá pela aplicação do Instrumento de Maturidade da Governança e Gestão (IMGG) e visa apoiar a implementação objetiva das condições para o aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades que operam com transferências da União, focadas em resultados para o cidadão.

Governo do Estado lança o Conecta399 para acelerar projetos dos municípios paranaenses

O uso do modelo possibilita a implantação de ciclos contínuos de avaliação dos sistemas de gestão, oportunizando o conhecimento das práticas, os resultados atuais e seu alinhamento aos requisitos do Gestãopúblicagov.br.

Além disso, permite agregar valor às oportunidades de melhoria identificadas, bem como incrementar e inovar nos pontos fortes identificados em cada processo de avaliação da gestão. A manutenção cíclica do processo de avaliação assegura que os resultados da gestão se mantenham ao longo do tempo e tornem-se efetivos.

A opção pelo aprimoramento continuado da governança e da gestão pública envolve um conjunto integrado de ações e é uma decisão da organização. A realização do curso demonstra o comprometimento das instituições paranaenses em promover a capacitação dos servidores e alinhar-se às diretrizes do Conecta399, contribuindo para a construção de um ambiente administrativo mais eficiente, transparente e inovador na gestão dos recursos públicos.