Encontro sobre planejamento estratégico reúne Governo do Estado e Ocepar pelo desenvolvimento do Paraná 14/11/2023 - 13:20

A Secretaria de Estado do Planejamento esteve, nesta terça-feira (14), na Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), onde foi apresentada a situação atual do Estado e o Planejamento Estratégico para o Paraná.

Junto à equipe da pasta, o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, apresentou um diagnóstico do Estado na área econômica, demográfica, infraestrutura e perspectivas futuras neste evento que teve como foco principal a criação de um novo Plano Paraná Cooperativo pela Ocepar.

A ideia foi entender e compreender com profundidade o olhar da Ocepar a longo prazo e, sob o ponto de vista orçamentário, de planejamento e estratégia do Estado, fazer essa conexão com o objetivo de çlevar melhorias ao povo paranense.

Guto Silva apontou os desafios presentes e futuros do Paraná, como a redução da população dos pequenos municípios e incrementos demográficos de polos regionais, e a perspectiva de envelhecimento populacional, que vai impactar na futura mão-de-obra necessária.

Transparência: população pode acompanhar uso dos recursos da Copel em painel do Estado

"Planejamento precisa de visão coletiva e a construção de planejamento a longo prazo - que também conta, nesta jornada, com a Ocepar - vai ajudar a colocar em prática a visão de futuro que o governador Carlos Massa Ratinho Junior deseja", disse Guto Silva.

Segundo o secretário, para aumentar a produtividade do Estado, um dos grandes desafios a serem enfrentados, é preciso melhorar infraestrutura e ter uma educação de qualidade cada vez maior, metas que o Paraná tem buscado incessantemente.

Silva explicou que entre os objetivos do Paraná para o futuro estão três principais: “tornar um Estado conhecido pela agricultura cada vez mais sustentável, centrado na produção de energia limpa e na construção de um Estado feito pelas mãos de gente com talento”, citou.

“O sistema cooperado à Ocepar é um orgulho para todos nós. Onde tem cooperativa tem desenvolvimento humano, renda e futuro, e planejar é um exercício coletivo. Então o Estado, o Governador deu essa incumbência de projetar o Estado futuro. Isso exige muita reflexão e estudo, e nossa equipe tem feito isso, mas precisamos entender também como as entidades e outros setores estão organizando e pensando esse Paraná, para sincronizar as ações entre todos”, disse ele.

Com avanço do plano de hidrogênio, Paraná trabalha para liderar matriz energética

Ter a Ocepar organizada, planejada, desenhando o futuro, possibilita essa conexão para poder, de fato, melhorar a vida das pessoas, que é o que buscamos como Estado. É fomentar, criar mecanismos para o desenvolvimento e para gerar felicidade, levando melhoria de vida à população.

“Revisitamos todos os planejamentos estratégicos das secretarias do governo, faremos essa jornada com todas as entidades representativas do Paraná, federações e associações, para que a gente possa ter um horizonte plural. Tem que ser uma ação inclusiva, que dentro do orçamento e planejamento estejam representadas as mais diferentes realidades do Paraná”, disse ele.

Governo detalha Plano Plurianual na Comissão de Orçamento da Assembleia

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, atualizou a situação das cooperativas no Estado, que devem somar faturamento de mais de R$ 200 bilhões este ano, e apontou caminhos e desafios para o próximo ciclo, como a necessidade de ampliação da rede de armazenamento no Estado e o estímulo à adaptação da agropecuária paranaense a práticas sustentáveis.

“A gente vê que o Estado está se organizando, está planejando, e isso, para a iniciativa privada, é fundamental, não basta só a iniciativa privada se organizar, junto com o governo  nós podemos somar e isso será bom para todo mundo”, disse ele.

Coincidentemente, segundo Ricken, a Ocepar está refazendo seu planejamento, reunindo as cooperativas e recebendo a Secretaria de Planejamento no momento certo, na hora certa para fazer aquilo que precisa ser feito e de forma conjunta.