Fórum apresenta balanço de ações e atividades para 2020 21/11/2019 - 10:44

A reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), realizada nesta terça-feira, 19, em Curitiba, foi pautada pela apresentação do balanço de mais de 20 ações contidas no Plano de Ação e do cronograma de atividades para o primeiro semestre de 2020.

Dentre as ações, destaca-se a implementação nos municípios de programas que favoreçam o estreitamento das relações entre universidades, Instituição de Ciência e Tecnologia e empresas, para fortalecer o tripé: educação, fomento e inovação. No desenho da rede estadual de ciência e tecnologia, serão utilizadas como piloto as universidades estaduais do Paraná. A ideia é que haja uma porta única de entrada para que empresários acessem diversas vocações de pesquisa do ecossistema de inovação.

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, participou da abertura e enfatizou a necessidade de maior fomento ao desenvolvimento econômico de microempresas e empresas de pequeno porte para a geração de emprego. “O Estado do Paraná abriu muitas oportunidades neste semestre, boa parte de micro e pequenas empresas, que têm alta capacidade de geração. Nosso desafio conjunto é de contribuir com novas políticas públicas e alternativas para viabilizar o crescimento tanto destas empresas quanto de municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH”, afirmou.

O secretário ressaltou a urgência no aproveitamento do potencial econômico de diversas regiões do Paraná. “Vamos construir, juntos, uma série de atividades que abrangem desde incentivos à abertura de empresas, com apoio técnico e capacitação, à formação de jovens, antecipando e potencializando a produtividade da mão de obra no Paraná”, disse.

Durante a abertura, o secretário Valdemar Bernardo Jorge apresentou aos participantes o novo Diretor de Desenvolvimento Econômico da SEPL, Rodrigo Martins. “A nossa capacidade de mobilização da economia é muito grande. Este é um trabalho feitos a várias mãos para maior efetividade das ações”, enfatizou Martins.

O Paraná possui 1.445.657 empresas, sendo 1.386.891 formadas por microempresas e empresas de pequeno porte, representando 96% do total, segundo dados do IBGE de 2018. Elas são responsáveis pela ocupação de 3,2 milhões de pessoas, de acordo com o Ipardes de 2017.

FOPEME - O fórum tem mais de uma década de funcionamento, sendo a representação das micro e pequenas empresas. Ele favorece o diálogo com o governo para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao empreendedorismo, à geração de emprego, renda e novos negócios.

GALERIA DE IMAGENS