Governo do Estado foca na melhoria da qualidade dos gastos e em acelerar entregas 26/01/2023 - 13:47

Fazer um segundo mandato tão ou mais produtivo quanto o primeiro é o desafio principal do Governo do Estado, com foco na celeridade e qualidade na entrega de resultados.

Para atingir este objetivo, a Secretaria de Planejamento expôs os instrumentos que dispõe para auxiliar cada uma das secretarias de Estado em um encontro nesta quarta-feira (25), que reuniu diretores-gerais de todas as secretarias.

Durante a reunião, o secretário da pasta, Guto Silva, apresentou a nova equipe e expôs um cronograma de entregas próximas que vão de novos equipamentos para a educação e segurança à segunda edição do Banco de Projetos e grandes obras na região de Curitiba. 

O foco principal da reunião foi destravar a capacidade das secretarias de criar e tocar bons projetos, para os quais a pasta de Planejamento será tanto o indutor quanto o monitor de qualidade. “Agora a meta é a qualidade do gasto, vamos monitorar e avaliar de modo permanente e criterioso a qualidade das políticas públicas, o que envolve, de início, termos dados uniformizados que tragam confiabilidade e coerência na análise das entregas, para medir o que é positivo, o que tem que ser melhorado e o que se pode ampliar”, diz Silva. 

Governo começa a planejar novas políticas a partir da mudança populacional apontada no Censo

Turbinar o desempenho da execução para destravar novas captações

Melhorar o desempenho da execução dos projetos é uma das metas da secretaria, visto que a lentidão na entrega gera problemas, mesmo com uma boa captação realizada. 

“Colocamos o dinheiro para dentro, mas quando um projeto tem desempenho baixo de execução, esse investimento acaba saindo caro, pelo pagamento de juros sobre ele, além de o recurso não utilizado acabar travando o ingresso de novas verbas”, disse o secretário.  

Por este motivo, a ideia é balizar a construção de projetos, a partir do projeto PR399, que engloba desde o conhecimento adquirido no Paraná Produtivo, que fez um diagnóstico das demandas regionais do Estado, passando pela articulação com governanças dos Arranjos Produtivos Locais, chegando à capacitação de agentes públicos nos 399 municípios do Estado para que possam desenhar e inscrever projetos que acessem recursos da União.

Ainda no sentido de estimular a construção de projetos e destravá-los, o Paraná Projetos vai, segundo Silva, ajudar a flexibilizar uma amarra atual relativa à confecção de projetos, com a possibilidade de contratação externa pelas secretarias, via licitação, tendo como gestora a pasta de Planejamento, o que irá reduzir esse gargalo na área de engenharia.

A identificação de possíveis projetos de Parceria Público-Privada também está entre os encaminhamentos no sentido de dinamizar a economia do Paraná, uma tendência mundial que busca na iniciativa privada uma forma de alavancar investimentos no Estado. 

Planejamento quer ampliar utilização de indicador do Ipardes para avaliar políticas públicas

Novas estruturas para agilizar processos e monitorar qualidade

O Diretor Geral da pasta de Planejamento, Felipe Flessak, detalhou a nova formatação da secretaria, que ganhou uma coordenação nova, a de Plano de Contratações Anual. A iniciativa visa atender à nova Lei de Licitação, que a partir de abril entra em vigor e que exigirá que todas as secretarias consolidem seus gastos anuais, com uma pequena margem de flexibilidade, um instrumento poderoso para poder planejar em longo prazo. 

Governo recebe do Pró-Paraná sugestões que estimulam o desenvolvimento do Estado

A pasta conta ainda com as coordenações de Desenvolvimento Organizacional, de Inovação de Processos, de Captação de Recursos, de Apoio ao Planejamento Municipal, de Monitoramento e Avaliação e a Coordenação dos Núcleos de Planejamento Setorial.

O reforço do foco na entrega, nos produtos, veio também na fala do Diretor de Planejamento João Giona Jr., durante a reunião. “Vamos ultrapassar a questão financeira, só do que está sendo gasto, e iremos questionar o que está sendo entregue, fazer monitoramentos periódicos e céleres, em que os Núcleos de Planejamento Setorial das secretarias terão papel fundamental, capturando as informações dos projetos, para que o Governo do Estado e a Secretaria de Planejamento tenham um retrato claro para onde o Estado está indo e o que está efetivamente sendo entregue à população”, disse.

Sonora Guto Silva

Sonora João Giona

GALERIA DE IMAGENS