Governo realiza nesta quarta-feira a etapa Paraná do Fórum da Rede de Parcerias 12/04/2023 - 16:16

O Governo do Estado promoveu nesta terça-feira (11) a Reunião Técnica da Rede de Parcerias, evento que dá início à programação do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná, que acontece em Curitiba, nesta quarta-feira (12). A reunião foi aberta pelo secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, no Palácio Iguaçu, e contou com a participação de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Caixa Econômica Federal, o secretário de Estado da Saúde, César Neves, e agentes de diversas prefeituras e representantes de associações de municípios.

Iniciativa do governo federal, a Rede de Parcerias possui caráter de governança colaborativa, que tem por objetivo promover maior integração entre os parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.

Paranaenses têm até domingo para sugerir ideias para o Plano Plurianual 2024-2027

O secretário Guto Silva ressaltou que, para fortalecer a Rede de Parcerias, é preciso que o Estado promova um processo considerado por ele como “pedagógico”, de ensinar, treinar, capacitar e compartilhar informações, mas sempre tendo como foco as pessoas.

“Só teremos êxito se esta rede forte for voltada a cuidar de pessoas, em suas mais diferentes realidades”, afirmou ele, citando que em poucas semanas terão início as ações, capacitações, treinamentos, mobilizações e eventos regionais que vão tornar esta rede muito mais sólida, qualificada e robusta no Paraná, promovendo mais conexão entre municípios, Estado e União.

Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação do MGI, explicou que a Rede de Parcerias é importante para diagnosticar obstáculos e buscar simplificar o processo que leva o município a acessar recursos, aplicá-los e prestar contas, descomplicando essa cadeia. “Nossa preocupação é instrumentalizar os municípios, com o objetivo principal de aumentar a captação de recursos através dos sistemas de transferência, uniformizando ou adaptando mecanismos já usados, visto que sem planejamento de médio e longo prazo nenhum município consegue dar os saltos", disse ele.

Nos 100 dias de governo, Paraná intensifica construção conjunta do Plano Plurianual e ações para o hidrogênio verde

LANÇAMENTO - A iniciativa do Programa Conecta399 – Conectando Projetos ao Futuro foi elogiada por Regina de Andrade, diretora de Transferências e Parcerias da União do MGI. O programa, que será lançado nesta quarta-feira (12), oferecerá apoio técnico, político e gerencial aos munícipios paranaenses,

“A criação do Conecta399 aqui vai fazer toda a diferença, porque em nível federal iremos dar todo o suporte, mas só vocês, aqui, conseguem fazer mais e melhores entregas, a partir de uma visão do todo e das necessidades de cada um dos municípios”, afirmou ela. “Além da capacitação, trabalho importante e fundamental,  é preciso pensar e desenvolver mecanismos de articulação, de governança, que consigam levar o trabalho em frente”, disse.