Ipardes vai modernizar plataforma com 112 indicadores com foco na Agenda 2030 27/01/2023 - 15:22

Representantes da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), do Ipardes (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) definiram nesta semana a implementação de novos estudos voltados aos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Paraná.

Entre os próximos avanços estão a modernização da plataforma de Business Intelligence “BI Paraná de Olho nos ODS” e sua divulgação, para dar maior transparência ao panorama estadual das metas da Agenda 2030.

Além disso, com o apoio da Divisão de Estatística da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Grupo de Trabalho do Comitê Técnico de Desenvolvimento Sustentável do Cedes está desenvolvendo um Índice Sintético por ODS. Segundo a OCDE, o Paraná é uma das únicas regiões do mundo com esse nível de organização. Ele será disponibilizado, por meio de outra plataforma de BI, aos gestores municipais para possibilitar a rápida identificação de quais são os ODS já satisfatórios e quais necessitam de maior atenção

Governo começa a planejar novas políticas a partir da mudança populacional apontada no Censo

O Ipardes é responsável pela produção e mapeamento dos indicadores que compõem os quadros dos ODS no Estado. São 112 indicadores desagregados pelos 399 municípios, sendo a grande maioria oriundo de bases de dados oficiais. Eles estão disponíveis no site do Ipardes.

A superintendente-geral da SGDES, Keli Guimarães, enfatizou a importância do Ipardes neste processo e destacou que a próxima etapa será a busca por novos indicadores estaduais.

“É um parceiro-chave que tem contribuído, desde 2017, com os projetos e ações da Estratégia Paraná de Olho nos ODS. No início priorizamos os indicadores municipais e agora iremos trabalhar para aumentar o rol de indicadores subnacionais para aprofundar os comparativos com outros estados e o mundo”, disse.

Planejamento quer ampliar utilização de indicador do Ipardes para avaliar políticas públicas

Marcelo Luiz Curado, diretor-presidente do Ipardes, salientou que a Agenda 2030 é prioridade do Governo do Estado e o Instituto não medirá esforços para produzir indicadores e diagnósticos para auxiliar os gestores públicos a progredir nos temas do desenvolvimento econômico, social e sustentável.

“A sustentabilidade deixou de ser uma questão secundária, sendo um tema prioritário na promoção do desenvolvimento inclusivo, equilibrado e não predatório, que precisa constar nas agendas dos governos e da sociedade”, afirmou.

Além de servirem para a tomada de decisão governamental, para o monitoramento do alcance das metas dos ODS e para a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências, os indicadores também são utilizados pela OCDE para medir o desempenho do Estado e de seus municípios no Programa: Uma Abordagem Territorial dos ODS, do qual o Paraná faz parte desde 2019.