Norte Pioneiro recebe benfeitorias e equipamentos agrícolas do Governo do Estado 08/11/2021 - 15:30

Entrega de pavimentação de estrada rural e de máquinas, caminhão e equipamentos para cooperativas de agricultura familiar, inauguração de cozinha comunitária. Estas foram algumas das ações dos secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, na semana passada na região do Norte Pioneiro. Eles também visitaram propriedades e agroindústrias para conversar com os produtores e ministraram palestras sobre agricultura familiar e programa Paraná Produtivo.

Em Jaboti, moradores do distrito de Água Branca participaram da entrega da pavimentação com pedras irregulares de uma estrada de 3,9 quilômetros. O investimento estadual de R$ 790,5 mil possibilitará a chegada de insumos e escoamento da produção agrícola, com melhor estrada e economia em combustível, além de facilitar o transporte da população. No mesmo ato, foi dado início à pavimentação da Estrada do Neco Major, de 3,4 quilômetros, com aplicação de mais de R$ 1 milhão.

“É preciso fazer mais e melhor com menos recursos para sobrar mais no bolso, para ter um ambiente adequado, para ter uma vida mais saudável. É assim que a gente persegue um padrão na agricultura paranaense, que é nosso ganha-pão, que é forte em todos os aspectos”, afirmou o secretário Norberto Ortigara.

Para o secretário Valdemar Jorge, o evento em Jaboti mostra a preocupação do Governo do Estado com toda a agricultura, desde o pequeno até o grande produtor. “Mas em especial o pequeno, e há também uma preocupação especial com os pequenos municípios, pois são esses que precisam de uma maior atenção do Estado”, disse.

O prefeito Regis Willian destacou a importância do investimento. “Nossa região é extremamente agrícola e estava bem esquecida”, disse. “Sou comerciante de móveis e a gente sabe que quando o produtor rural tem dinheiro, o comércio anda, quando dá alguma crise, algum problema na agricultura familiar, o comércio perece”.

Por isso, ele reforçou a necessidade de gerar renda e qualificar os produtores rurais. “Nós, prefeitos, temos de nos unir para melhorar a região, trazer desenvolvimento, trazer progresso, trazer qualidade de vida.”

CAFÉ – No município vizinho de Pinhalão, houve a inauguração de um armazém pertencente ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cinza, que reúne, além de Pinhalão, também Japira, Tomazina, Jaboti, Ibaiti, Conselheiro Mairinck e Jundiaí do Sul. O local é usado para classificação eletrônica de cafés especiais produzidos, sobretudo, pela Associação Mulheres do Café. Os secretários participaram, também, da entrega da sede da cooperativa Coofrunorpi, que recebeu investimentos de R$ 411,5 mil, por meio do programa Coopera Paraná.

“É importante conviver um pouco mais para entender as dificuldades dos produtores, reconhecer o esforço que fazem coletivamente no sentido de construir ambiente favorável à evolução do agricultor, para deixar de ser apenas um produtor de matéria-prima na roça ou nas criações, para participar do preço final um pouco melhor”, disse Ortigara.

Os secretários conheceram agroindústrias de doces, cafés e propriedades que cultivam morango orgânico, uma das principais atividades da região, e vistoriaram as obras de pavimentação de 2,2 quilômetros da Estrada da Lavrinha, onde há investimento estadual de R$ 775,8 mil. Na mesma região, a Associação de Produtores de Cafés Especiais da Lavrinha (Aprocafel) recebeu, de forma oficial, equipamentos financiados pelo Pró-Rural (R$ 435,3 mil) e pelo Coopera Paraná (R$ 417,1 mil).

CIDADANIA – Em Ibaiti, houve visita a uma indústria de vinhos, sucos e doces, além de passeio pela plantação de uvas. Foi inaugurada a cozinha comunitária na cidade. Os equipamentos começaram a ser usados ainda antes da solenidade para produção de marmitas, de forma emergencial, em razão da pandemia da Covid-19. Eles foram adquiridos pelo Estado, que investiu R$ 151,9 mil, e entregues à comunidade.

Ortigara reforçou o trabalho de parceria que o Governo do Estado faz com as prefeituras em vários setores, particularmente no de segurança alimentar e nutricional. “Deus provê, mas temos de fazer a nossa parte que é trabalhar para que quem não tem acesso a alimento possa receber ao menos um prato de comida digno por dia”, disse.

O prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho, salientou o esforço para reurbanizar a cidade a partir da periferia. “Mas não podemos esquecer do principal, que não é a rua pavimentada, nem é o prédio, mas a pessoa, ser humano. Esta cozinha vai servir muita gente carente”, afirmou.

Foi feita também a entrega de um caminhão para a cooperativa Coompetir, no valor de R$ 208 mil. E, em sessão da Câmara Municipal, os secretários proferiram palestras sobre a agricultura familiar e o programa Paraná Produtivo. “Temos que ter uma preocupação muito grande com os jovens para que eles não precisem sair aqui de Ibaiti para irem a outros grandes centros procurar oportunidades de trabalho”, disse o secretário de Planejamento.

O gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Maurício Castro Alves, também falou sobre a importância da agricultura em Ibaiti. Os secretários Norberto Ortigara e Valdemar Bernardo Jorge foram agraciados com título de Cidadania Honorária do município durante as celebrações dos 74 anos da cidade.