Novos servidores do Estado são apresentados à Secretaria do Planejamento em Integração Funcional 04/07/2025 - 14:07

Dentro da programação da Integração Funcional dos novos servidores do Estado do Paraná, a Secretaria do Planejamento (SEPL) foi tema de uma das exposições levadas ao Auditório do Canal da Música, local que sediou o curso. Na tarde da terça-feira (01), os presentes receberam informações sobre a estrutura do órgão, suas diretorias, coordenações, projetos estruturantes, captação de investimentos e parcerias.

Ao total, 865 servidores recentemente nomeados no Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) participaram do evento, que foi de 30 de junho até 3 de julho, em formato híbrido, sendo 515 presencialmente e os demais de modo virtual. Nove destes servidores eram do Planejamento.

No horário destinado à SEPL, a coordenadora de Monitoramento e Avaliação, Louise Ronconi de Nazareno, abriu a palestra apresentando o organograma simplificado do órgão, com destaque às diretorias, coordenações, núcleos setoriais, além do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), da Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen) e do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos.

“É muito satisfatório reforçarmos o Quadro do Poder Executivo. Precisamos que o serviço público se mantenha ao longo dos anos para que consigamos fazer um bom planejamento das políticas públicas”, comentou a coordenadora em sua fala.

Louise explicou com mais detalhes a Diretoria de Planejamento e suas atividades, o Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual, Plano de Contratações Anual e também as interações do órgão com conselhos e demais entidades de outros estados e países.

Em seguida, subiu ao palco o coordenador de Planejamento Municipal, Marcelino Manhani Junior, que tratou da Diretoria de Projetos, esclarecendo sobre programas, como Conecta399 e Rota do Progresso, além de demais capacitações realizadas junto aos municípios. “Mais de R$ 3 milhões já foram gerados de economia com essas capacitações”, informou.

Tratou também dos diagnósticos e guias práticos elaborados pela diretoria, além de apoio técnico realizado aos municípios e da captação de recursos com bancos de fomento.

A apresentação da SEPL teve, por fim, a fala do assessor técnico da Unidade Gestora do Programa de Parcerias (Ugepar), Roberto Carlos Evencio de Oliveira da Silva, que desenvolveu o assunto das parcerias do Estado do Paraná, através da Ugepar e do Conselho de Parcerias do Paraná (CPAR), e como elas podem ser úteis para a população.

“Há um desafio grande agora na nossa unidade, que é, além desse diálogo com as secretarias, chegar também nos municípios. Então, as PPPs municipais estão se tornando cada vez mais frequentes e a Secretaria do Planejamento quer também atender e auxiliar os municípios na execução desses contratos e estudos”, mencionou em sua exposição.

O evento foi organizado pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), por meio da Escola de Gestão, e reuniu representantes de diversas secretarias e órgãos estaduais, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as secretarias estaduais da Fazenda, Planejamento e Comunicação.

GALERIA DE IMAGENS