Paraná instala Conselho de IA com participação do Planejamento e outras secretarias 21/05/2025 - 10:25

O Governo do Paraná deu mais um passo para consolidar sua liderança em inovação e tecnologia no País. Nesta terça-feira (20), foi realizada a 1ª Reunião do Conselho Estadual de Inteligência Artificial (COIA), responsável por orientar a implementação da nova legislação estadual sobre o uso ético, transparente e eficiente da IA na administração pública.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, com participação da Secretaria do Planejamento (SEPL) e também das pastas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Casa Civil (CC), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Administração (SEAP) e Fazenda (Sefa).

O conselho integra o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial na Administração Pública, sancionado em abril pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que prevê princípios éticos, capacitação de servidores, modernização da infraestrutura, parcerias estratégicas e uso responsável de tecnologias emergentes, com foco na melhoria dos serviços ao cidadão.

“Como um estado inovador com a administração do governador Ratinho Junior, saímos na frente com a criação do primeiro Conselho de Inteligência Artificial. É mais tecnologia aliada às estratégias de gestão e planejamento, que se transforma em mais benefícios ao cidadão”, avaliou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.

Foram definidos os membros titulares e suplentes representantes das sete secretarias estaduais. A SEPL é representada no Conselho pela diretora de projetos Alexandra Fante e pela assessora Camille Lima Cardoso.

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou a importância do momento e as metas do Estado com a nova política pública. “É um dia muito importante. Instalamos oficialmente o Conselho de Inteligência Artificial, previsto na lei recém-sancionada. A nossa missão é transformar o Paraná em uma referência nacional e internacional em IA aplicada ao serviço público”, afirmou.

Além de acompanhar a aplicação das diretrizes, o COIA também será responsável por fomentar a articulação entre órgãos públicos, academia e setor produtivo, incentivando projetos estratégicos, capacitações e o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em IA.

GALERIA DE IMAGENS