Planejamento conclui fase de entrevistas do Programa de Compliance 27/03/2019 - 15:40

A Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes concluiu nesta quarta-feira (27), a fase de entrevistas do Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública do Estado.

O Programa que tem o objetivo de garantir o cumprimento das regras, leis e regulamentos aplicados aos órgãos e secretarias, é uma das mais importantes medidas de prevenção e combate à corrupção, transparência e moralidade administrativa.

A Planejamento (SEPL) foi uma das três primeiras secretarias do Estado a serem beneficiadas com a plataforma de Compliance e a primeira a concretizar a fase de entrevistas do Programa.

As atividades iniciaram no final de fevereiro desse ano, por meio da CGE – Coordenadoria Geral do Estado, quando foram nomeados os agentes da Secretaria de Controle Interno, Ouvidoria e Informação e Compliance que compõem o Núcleo de Integridade e Compliance (NIC) e, colocadas na Secretaria as três urnas com formulários para comunicação dos servidores.

O processo de integração dos servidores começou no dia 13 de março, envolvendo todas as áreas da Secretaria do Planejamento. Foram três semanas de entrevistas conduzidas pelos analistas da CGE. As entrevistas foram realizadas por competências com foco nas características e atribuições do cargo dos servidores para identificação e classificação de eventuais riscos de cada setor.

A última entrevista foi na tarde desta quarta-feira (27), com o secretário do Planejamento Valdemar Bernardo Jorge, que destacou a importância do envolvimento e comprometimento dos servidores nas atividades do Programa de Integração e Compliance para efetivação dos propósitos e objetivos do projeto. “O Compliance é uma medida séria, garante maior transparência e mostra a preocupação do Governo do Estado em evitar e eliminar possíveis riscos que prejudiquem os cofres públicos e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, enfatizou o secretario.

O controlador –geral do Estado, Raul Siqueira, esteve presente no inicio da entrevista para agradecer a participação e o comprometimento do secretario e sua equipe nas ações do Compliance e, ressaltou que "o programa segue com critérios de sigilo e segurança das informações”.

Em uma nova etapa, a CGE irá elaborar uma matriz de riscos que será entregue ao Secretário Valdemar para dar início a fase de mitigação e monitoramento do Núcleo de Integração e Compliance, na Secretaria do Planejamento.