Potencial do Estado é apresentado no Paraná Day em Nova York 17/07/2019 - 15:33

As oportunidades que o Paraná oferece foram apresentadas a um grupo de executivos de corporações internacionais que mantêm investimentos globais. O evento foi realizado nesta quarta-feira (17) na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, que recebeu a terceira edição do Paraná Day.

Durante a abertura do evento, na principal palestra do Paraná Day, o governador Carlos Massa Ratinho Junior falou de concessões na área de infraestrutura, principalmente de rodovias, ferrovias e aeroportos, e também de Parcerias Público-Privadas (PPP) em setores como turismo, segurança e saúde. Além disso, ressaltou o ambiente propício para negócios que tornam o Paraná um Estado atrativo.

O simpósio, que contou com a parceria do Banco do Brasil, teve lotação completa. “O Paraná é um Estado de oportunidades. Queremos convidar mais investidores, mais empresas estrangeiras para investir no nosso Estado”, afirmou o governador. “Mostramos as potencialidades do Paraná. O que o Estado tem para que essas pessoas possam fazer investimento e esses investimentos possam se transformar em empregos”, completou.

Entre os principais pontos, o governador destacou a concessão de quatro aeroportos no Estado (Afonso Pena, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina) e de mais de quatro mil quilômetros de estradas, ampliando o traçado do Anel de Integração, além de possibilidades de PPP para construção e administração de hospitais e presídios. “Tudo isso acaba sendo um grande atrativo para o setor privado”, ressaltou Ratinho Junior.

O secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, participou do Paraná Day e também manteve contato com os investidores.

VANTAGENS COMPETITIVAS - Ratinho Júnior também reforçou o bom ambiente político do Estado, com a interlocução direta com deputados estaduais e federais, senadores e o governo federal, a mão de obra qualificada, área logística estruturada e localização geográfica privilegiada, próxima a grandes centros consumidores da América do Sul, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago.

ESTATAIS - O evento contou ainda com exposições sobre a Copel, Sanepar e Ferroeste. A programação foi completada por reuniões com grupos específicos, lideradas pelo próprio governador em salas da Câmara de Comércio Brasil-EUA. “O evento é muito importante para o Paraná se mostrar e abrir seus números”, disse Eduardo Bekin, presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD).

FÓRUM – O Paraná Day é uma iniciativa do Governo do Paraná para atrair novos investimentos produtivos ao Estado. A primeira edição foi realizada em Curitiba, em parceria com a XP Investimentos, em fevereiro. O segundo evento ocorreu em maio em Brasília (DF). O objetivo é promover o Paraná por meio de um debate sobre as oportunidades de investimentos.