Programa Diálogo será on-line e vai discutir o atual panorama econômico com Paulo Rabello de Castro 28/04/2020 - 10:07

Os desafios da retomada da economia após o novo coronavírus estarão no centro das discussões da nova edição do Programa Diálogo, promovido pela Escola de Liderança do Paraná. Por causa da pandemia da Covid-19, pela primeira vez o evento será on-line e terá como convidado o economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (IBGE) e também do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Diálogo é voltado para a formação e o aperfeiçoamento de lideranças do Estado e será nesta quarta-feira (29), às 9h. Com o tema “Panorama Econômico: Análise Crítica”, o evento será aberto ao público, no endereço www.tiny.cc/dialogo-online. Rabello de Castro, junto com uma equipe da RC Consultores, tem feito estudos e apresentado propostas que visam minimizar os impactos da recessão que deverá ser causada pela pandemia.

Para debater o assunto proposto, também foram convidados o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski.

“Será uma excelente oportunidade para discutir alternativas econômicas para o Paraná durante e após o isolamento social provocado pelo coronavírus”, comenta o secretário Valdemar Jorge. Ele acrescenta que a transmissão on-line vai permitir a participação de maior número de pessoas, uma vez que as edições anteriores foram realizadas em auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Segundo Bley Lipski, “no debate teremos a oportunidade de falar sobre o momento econômico atual e sobre o aumento da solicitação de crédito no BRDE com o programa Recupera Sul. É importante explicar como nos preparamos para atender com agilidade e compromisso tanto novos pedidos como, também, oferecer um suporte ainda maior àqueles que já são clientes”.

A coordenadora da Escola de Liderança, Mira Graçano, conta que estão sendo programados outros eventos que contarão com a participação de economistas, representantes do governo federal e outras personalidades do setor produtivo e de universidades que vão ajudar o Paraná na retomada de atividades econômicas, sociais, educacionais e de outra natureza.

“Esse é um momento em que não há certezas. Precisamos ouvir a sociedade para buscarmos minimizar os impactos sociais e econômicos que são inevitáveis para todos nós”, diz Mira.