Secretaria do Planejamento apresenta soluções de planejamento para gestores públicos da Amusep na Expoingá 16/05/2025 - 13:00

Práticas de governança e gestão pública para os municípios do Paraná. Esse foi o tema da palestra que o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, ministrou na manhã desta sexta-feira (16), em parceria com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), no estande do Sebrae/Amusep, na Expoingá, que também apresentou soluções de planejamento.
Um dos destaques da exposição foi o novo projeto da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para promover a governança e a gestão pública nos municípios.
“A capacitação das lideranças políticas e dos gestores públicos municipais é um pilar fundamental para a construção de um Paraná mais forte e desenvolvido. Investir no conhecimento e no aprimoramento das habilidades daqueles que estão à frente da administração local significa contribuir com os municípios com ferramentas essenciais para enfrentar os desafios complexos da gestão, otimizar a aplicação dos recursos públicos e, principalmente, entregar serviços de qualidade que impactem positivamente a vida de cada cidadão paranaense”, disse Ulisses Maia.
O projeto tem foco no alinhamento dos municípios com o Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) do TCE/PR, além de capacitação dos servidores públicos municipais e consultoria personalizada para implantação e melhoria das práticas de governança e gestão pública.
Recentemente as duas instituições assinaram um protocolo de intenções para unir forças neste sentido.
Ulisses Maia destacou ainda que “líderes bem preparados são capazes de planejar com visão estratégica, tomar decisões mais assertivas e implementar políticas públicas eficazes, pavimentando o caminho para um futuro mais próspero e justo em todo o nosso estado”.
Na apresentação, foi destacado o programa Conecta399, que leva a cultura do planejamento a 950 servidores efetivos e comissionados em todos os 399 municípios do Estado do Paraná. A iniciativa é organizada em quatro eixos (capacitação, projetos, interlocução e fomento) e funciona como uma rede em que os gestores podem ter suas dificuldades sanadas.
Outro ponto de atenção levantada aos presentes pelo secretário é o levantamento de necessidades de cada município por parte da SEPL. O foco desse estudo está nas áreas de gestão fiscal e orçamentária, planejamento estratégico e execução de políticas públicas, transparência e acesso à informação, controle interno e compliance e capacitação das equipes de gestão pública.
EXPOINGÁ - Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Expoingá acontece, de 8 a 18 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, que conta com 47 mil metros quadrados. Além das novidades na área de tecnologia e inovação para o agro, o evento inclui apresentações de grandes nomes da música nacional.
Neste ano, o tema do evento é o “O Agro Conecta”, que destaca a força transformadora do setor e seu papel em unir pessoas, tecnologias e práticas sustentáveis. A expectativa dos organizadores é superar os números da edição do ano passado, quando a feira atraiu mais de 516 mil visitantes e movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios, com a geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.