Secretário do Planejamento destaca a importância das empresas familiares na geração de empregos no XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa 20/08/2021 - 16:37

O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, participou nesta quinta-feira (19), da abertura do XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (ENAMPE), promovido pela CONAMPE - Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais. O evento reuniu autoridades, especialistas e lideranças do setor e trouxe o tema “Pequenos negócios e um novo olhar para as oportunidades”.

O secretário Valdemar, que também preside o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), falou da importância das empresas familiares na geração de empregos. Segundo ele, é inestimável a contribuição das micro e pequenas empresas nas vidas de todos os brasileiros, além do protagonismo das famílias nas iniciativas empreendedoras locais e na melhoria das condições socioeconômicas da população, o que aponta para a importância de se fortalecer a união familiar.

Destacou também, que é necessário encontrar caminhos para que as empresas continuem e prosperem. “Essa é a missão de todos nós neste evento: encontrar mecanismos que possam auxiliar as pessoas que têm por vocação o empreendedorismo a se desenvolver cada vez mais e trabalhar. E que aquelas que ainda não tem vocação, possam aprender e avançar nesse belíssimo trabalho que é gerar empregos no nosso país”, falou o secretário.

“Temos mais de 17 milhões de micro e pequenas empresas ou de empreendedores individuais no Brasil. Só no Paraná, são mais de 1,3 milhão de empresas de pequeno porte. E temos no país, 14 milhões de pessoas a procura de emprego. Se forem dadas condições para que cada pequeno e microempresário aumente a sua renda e gere apenas mais uma vaga de emprego, isso já resolveria o problema do desemprego no Brasil”, destacou.

Em sua apresentação, ele também defendeu a união entre o poder público, o setor produtivo e as universidades para geração de novos negócios, enfatizou a importância das linhas de crédito, do treinamento e da capacitação de novos empreendedores, bem como da criação de outros mecanismos de apoio ao micro e pequeno empresário e fez referência às iniciativas do programa Paraná Produtivo do governo estadual, citou números alusivos à relevância econômica das micro e pequenas empresas em âmbito nacional e estadual.

A abertura do XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa aconteceu no centro de eventos do Radisson Hotell de Curitiba com transmissão ao vivo das palestras e painéis. O evento vai até nesta sexta-feira (20). 

Participação: Fizeram parte da mesa de abertura do evento,  o presidente da CONAMPE, Ercílio Santinoni, o presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles, o presidente da FACIAP e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Fernando Moraes, o diretor Superintendente do SEBRAE-PR, Vitor Tioqueta, o diretor Administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, e o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva.