Modernização da Infraestrutura do Paraná
Visão de Futuro
- Otimizar a infraestrutura de transporte do Estado por meio de sua modernização e viabilização da integração multimodal de transporte, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Cenário Atual
- Baixa qualidade do nível do pavimento em rodovias estaduais
- Falta de Acesso Ferroviário ao Porto de Paranaguá;
- Berços de Atracação insuficientes.
Objetivos Gerais
- Desenvolver a infraestrutura visando a modernização e integração de modais;
- Aumentar a eficiência na movimentação de pessoas e mercadorias no Estado;
- Aperfeiçoamento da malha viária estadual;
- Modernização e ampliação da infraestrutura portuária;
- Modernização e expansão dos ativos da FERROESTE;
- Garantir uma adequada conservação da malha viária municipal;
- Garantir uma adequada conservação da infraestrutura existente da rede aeródromos;
- Promover a regulação do modal aquaviário, garantindo maior segurança ao usuário e melhoria na qualidade do serviço ofertado;
- Implantação de Novos Berços de Atracação;
- Ações norteadas/permeadas pelo desenvolvimento sustentável.
Objetivos Específicos
- Iniciar os procedimentos para licitação da obra da ponte sobre a Baía de Guaratuba.
- Promover melhoria contínua dos sistemas de informática da APPA;
- Melhorias na Infraestrutura terrestre no Porto (vias de acesso urbano e de circulação portuária);
- Melhorias e Duplicações no Corredor da PR-323 (Maringá-Francisco Alves);
- Melhorias e Duplicações no Corredor Norte Pioneiro (Jaguariaíva – Santo Antônio da Platina);
- Melhorias e Duplicações no Corredor Sudoeste (PRC-280: 175,77 km; PR-180: 4,33 km PR-483: 26,41 e PR-182: 69,4 km e PRC-158: 8,35 km);
- Implantação da Faixa de Infraestrutura de Pontal do Paraná;
- Implantação do trecho Jaguariaíva – BR-116 (Alpino);
- Implantação do Contorno de Ponta Grossa;
- Implantação do Contorno de Apucarana;
- Implantação do Contorno Norte de Londrina;
- Implantação do Contorno Sul de Maringá;
- Implantação do Contorno Oeste de Campo Mourão;
- Implantação do Contorno Norte de Cascavel;
- Implantação da nova ligação rodoviária duplicada entre Praia de Leste e Pontal do Paraná.
- Implantação do Segundo Anel Rodoviário de Curitiba - Duplicação da PR-423 (Campo Largo - Araucária - Fazenda Rio Grande);
- Duplicação da PR-412, entre Garuva e Guaratuba;
- Duplicação da PR-218 (Arapongas - Astorga - Nova Esperança);
- Duplicação da PR 092 (Almirante Tamandaré – Rio Branco do Sul);
- Construção da 2ª Ponte Internacional sobre o Rio Paraná (Foz do Iguaçu/BRA – Presidente Franco/PY) e acessos rodoviários;
- Ampliação da Capacidade de Embarque;
- Redução dos gargalos do transporte ferroviário do estado do Paraná, com a implantação de uma nova gestão dos contratos e da comercialização de fretes.
Resultados Esperados
- Manter as rodovias estaduais em boas condições de tráfego proporcionando maior segurança;
- Ampliar capacidade de rodovias estaduais para maior segurança aos usuários;
- Amplia a capacidade da malha rodoviária visando o aumento no transporte de pessoas;
- Melhoria das condições de trafegabilidade e de segurança das rodovias, para atrair novos investimentos e expandir os existentes.
Principais iniciativas:
Gerir contratos das rodovias estaduais e federais delegadas sob regime de concessão, assegurando as ações necessárias para o seu correto cumprimento e o interesse público.
Tem por finalidade promover a melhoria da trafegabilidade das vias (estradas, ruas, ciclovias, etc) municipais. Promover ações para o fomento municipal, voltadas para o modal rodoviário, baseado em estudos de desenvolvimento local e regional, visando aprimorar as condições para o transporte da população urbana, o transporte de safra, escolar, saúde publica e de outros usuários nessas vias.
Melhorar a logística de transportes do Estado pela diversificação dos modais rodoviário, aquaviário, aeroportuário e ferroviário, objetivando dar suporte ao desenvolvimento econômico por meio de obras de infraestrutura financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Assegurar uma infraestrutura de transportes suficiente, adequada e de qualidade às necessidades do Estado, facilitando a boa circulação de pessoas e a escoação da produção. Planejar, projetar e modernizar a malha rodoviária, aumentar o nível de serviço das vias do Sistema Rodoviário do Estado. Desenvolver estudos e projetos de engenharia e fomentar a pesquisa e desenvolvimento rodoviário.
Melhorar a infraestrutura rodoviária em pontos críticos, visando a maior segurança para os usuários.
Gerir, manter, supervisionar e conservar rodovias estaduais pavimentadas com o objetivo de estabelecer uma condição do estado do pavimento de bom a muito bom e razoável. Agir em rodovias não pavimentadas nos serviços de conservação da faixa de domínio e situações relacionadas a adequações. Estabelecer critérios de manutenção e supervisão de Obras de Arte Especiais. Promover a execução de serviços que possibilitem a manutenção, operação, monitoramento e segurança das rodovias delegadas.
Melhorar as condições estruturais dos aeródromos públicos do Estado. Promover ações para o fomento municipal no modal aeroviário, destinadas à melhoria da infraestrutura dos aeródromos e aeroportos públicos, garantindo a acessibilidade às regiões do Estado para fins de atendimento médico, empresarial e humanitário, nas situações que se fizerem necessárias, além da promoção de negócios.
Tem por finalidade a melhoria nas condições segurança e navegabilidade, dos usuários das travessias fluviais, mediante a aquisição e recuperação das balsas; bem como na construção e conservação dos atracadouros.
Desenvolver projetos no âmbito do Programa BID I - Integração, visando o fortalecimento institucional, o aprimoramento e a integração multimodal de transportes do Estado, por meio da contratação de estudos que garantirão aos gestores melhores condições de planejamento, gestão e administração na execução das políticas de infraestrutura e logística.
Orientar a implementação de políticas públicas na área de infraestrutura de transporte e logística. Realizar o planejamento de ações para implantação de projetos de infraestrutura e logística por meio do desenvolvimento de planos, programas e projetos multimodais.
Capitalizar a empresa para possibilitar a aquisição de material rodante e o investimento na ampliação das atividades comerciais. Integralização de capital na FERROESTE.
Atender novas demandas do setor portuário na área de abrangência da APPA. Promover o investimento nas áreas operacionais de Paranaguá e Antonina, modernizando e expandindo a infraestrutura portuária; proporcionar o aumento da capacidade instalada e elevar o desempenho operacional.
Aumentar a movimentação de cargas. Promover melhorias nas instalações e ativos operacionais da FERROESTE proporcionando transporte de cargas eficiente e de menor custo operacional. Aumentar a capacidade de tração de forma a otimizar o escoamento da produção paranaense.