Programa: Paraná Competitivo

Imagem usada na ilustração do site Governo e Cidadão.

 

Objetivos do Programa:

Fortalecimento das empresas locais, bem como, atração, constituição e integração de novas empresas, visando garantir posição de destaque ao Paraná, como destino de investimentos nacionais e internacionais. Apoiar micro e pequenas empresas na modernização e ampliação de suas atividades.

 

Principais Iniciativas:

Promoção da Competitividade e Atração de Investimentos Estratégicos

Melhorar a competitividade e a inserção dos produtos e serviços paranaenses no mercado nacional e internacional. Promover a atração, constituição e a integração de novas empresas no cenário estadual. Incentivar o empreendedorismo e o adensamento das cadeias produtivas.

 

Verificação e Fiscalização Metrológica e da Qualidade

Propiciar à sociedade paranaense, por meio da verificação e fiscalização metrológica e da qualidade, a justa concorrência entre as empresas, proteger as relações comerciais da indústria com o comércio e deste com o consumidor final. Inspecionar e medir mercadorias pré-medidas para avaliação da conformidade. Fiscalizar produtos têxteis, produtos e serviços com conformidade avaliada. Realizar o registro e a fiscalização de empresas com declaração de conformidade e calibração de instrumentos de medir e medidas materializadas.

 

  

Execução dos Programas da Agência de Fomento

Apoiar o desenvolvimento do Estado do Paraná, por meio da intermediação de crédito aos municípios. Apoiar micro e pequenos empreendedores na ampliação e modernização dos seus empreendimentos e incentivar a atuação de empresas de base tecnológica e de inovação, bem como, apoiar os municípios destinando recursos para investimento em infraestrutura e aquisição de equipamentos incentivando a geração de emprego e renda.

 

Execução dos Programas do BRDE

Promover e liderar ações de fomento ao desenvolvimento econômico e social de toda a região de atuação, apoiando as iniciativas governamentais e privadas, por meio do planejamento e do apoio técnico, institucional e creditício de longo prazo. Realizar operações de crédito para projetos de investimento em todos os segmentos da economia paranaense e em todas as regiões do Estado, mediante repasse de outras instituições, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e utilização de recursos próprios. Manter os programas setoriais e convênios, como por exemplo, o Trator Solidário, o convênio com a FAR para a agricultura familiar e o programa BRDE Mais Paraná, que financia projetos de infraestrutura municipal.