Programa: Paraná tem Cultura

Imagem usada na ilustração do site Governo e Cidadão.

 

Objetivos do Programa:

Fortalecer um sistema público e participativo de gestão, que garanta a cultura como um direito básico do cidadão assim como a saúde, a educação, a moradia, o lazer e o trabalho, ampliando o acesso aos meios de produção, difusão e fruição dos bens e serviços culturais.

 

Principais Iniciativas:

Desenvolvimento Cultural

Implementar e fortalecer ações de fomento, formação, difusão da cultura e das artes e a preservação do patrimônio cultural, bem como a modernização da gestão e dos equipamentos culturais. Implantar o Plano Estadual de Cultura; consolidar o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e o Fundo Estadual de Cultura. Reestruturar e modernizar as estruturas físicas, tecnológicas e organizacional da administração direta da SEEC. Descentralizar as ações e programas e estabelecer parcerias, contratos de gestão e convênios.

 

Fundo Estadual de Cultura - FEC

Facilitar o acesso aos bens e espaços artísticos e culturais; incentivar a produção, difusão e circulação de bens culturais; estimular o desenvolvimento cultural; propiciar a formação e aperfeiçoamento de agentes culturais; promover a inserção da produção cultural em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico; garantir o recebimento de recursos advindos de fontes diversas. Elaborar e lançar editais de financiamento e apoio ao desenvolvimento cultural e artístico nas macrorregiões do Estado, em consonância com as definições do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).

 

  

Paraná Lê

Oferecer à população serviços públicos relacionados ao livre acesso à leitura, à informação e aos registros da expressão cultural e intelectual em sua diversidade e pluralidade. Garantir um espaço adequado e dinâmico de informação e conhecimento ao cidadão, atuando como depositária da memória histórica, bibliográfica e documentária local e desenvolvendo atividades de difusão informativa e cultural.

 

Produção Artística e Cultural

Promover o desenvolvimento artístico-cultural da comunidade paranaense, por meio das artes cênicas, da música e da dança. Garantir a sobrevivência e a programação dos corpos estáveis e técnicos do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). Implantar o Serviço Social Autônomo Palco Paraná com o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento das expressões artísticas e culturais, garantindo a manutenção das programações artísticas da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Balé Teatro Guaíra e do Corpo Técnico do CCTG.