Planeja Paraná

Programa: Planeja Paraná

Objetivos Gerais

  • Planejar o desenvolvimento econômico e social do estado do Paraná, criando um ambiente inovador e competitivo para fortalecer as empresas existentes, apoiar a expansão e crescimento das empresas locais, microempresas e empresas de pequeno porte e fomentar o empreendedorismo e a inovação, promover a formulação de políticas públicas, planos e programas globais, regionais, setoriais e multissetoriais, voltados ao desenvolvimento do Estado, consolidar o programa de desestatização, que abrange concessões e parcerias, bem como dotar os órgãos e entidades públicas estaduais de estrutura organizacional funcionalmente adequada, de lideranças internas tecnicamente capacitadas e de consistentes instrumentos de monitoramento e avaliação das ações realizadas e promover o planejamento governamental integrado para dar cumprimento aos objetivos estratégicos do Governo, buscando a ampliação da eficiência da gestão.

 

Principais iniciativas:

Estudos e Pesquisas Socieconômicas, Produção e Difusão de Estatísticas

Realizar pesquisas sociais, econômicas e de meio ambiente e disponibilizar à sociedade paranaense, por meio do gerenciamento da Base de Dados do Estado, com atividade de coleta, tratamento e disponibilidade de estatísticas relativas à socioeconomia paranaense, da produção de dados primários a partir de levantamentos em campo, referentes ao comportamento da inflação no município de Curitiba e outros afins de atendimento a demandas específicas do governo estadual, com a disponibilidade contínua dos resultados.

 

Gestão de Planejamento Governamental

Promover o planejamento setorial integrado, buscando uma gestão eficiente, bem como a articulação e mobilização das áreas do Governo para promover o desenvolvimento econômico do Estado, por meio de: a) identificar, estruturar e analisar estudos de projetos passíveis de desestatização; b)desenvolver programas estratégicos direcionados aos líderes e à alta gestão da Administração Pública Estadual e Municipal, com o objetivo de ampliar e consolidar a capacidade de governo na gestão pública; c) apoiar a elaboração de planos e programas globais, regionais, setoriais e multissetoriais, voltados ao desenvolvimento do Estado; d) apoiar a formulação de políticas de indução e de estímulo ao desenvolvimento produtivo integrado voltado à sustentabilidade econômica local e regional, empreendedorismo e inovação.

 

Gestão de Projetos Estruturantes para Análise de Viabilidade de Projetos

Promover estudos e análises de viabilidade de projetos segundo parâmetros de sustentabilidade e interatividade da ação governamental, que viabilizem o desenvolvimento estadual integrado, observadas as diretrizes governamentais.

 

Apoio às Ações da Superintendência Geral de Inovação

Coordenar e promover a implementação da política de inovação do Estado, visando o seu permanente alinhamento com os objetivos estratégicos do Governo. Promover a integração dos órgãos e entidades que executam atividades ligadas ao segmento de inovação do Estado para que os mesmos atuem de forma coesa e alinhada com os objetivos estratégicos do Governo do Estado no que tange à inovação. Incentivar e apoiar ambientes que oportunizem a atração de empreendedores, investimentos e empresas inovadoras no Estado, observadas as políticas públicas estabelecidas para a área. Estimular ações de fomento a criatividade, conhecimento e inovação, e a promoção do registro destas iniciativas. Realizar o apoio estratégico ao Governador visando o aprimoramento da gestão governamental no que tange a inovação. Promover a disseminação de conceitos e princípios de inovação no âmbito estadual, e avaliar seu impacto e resultados, de acordo com as diretrizes governamentais. Promover a inclusão digital com Espaços Cidadãos e Rede 399 - Internet para Todos.

 

Execução dos Programas da Agência de Fomento

Apoiar o desenvolvimento do Estado do Paraná, por meio da intermediação de crédito aos municípios. Apoiar micro e pequenos empreendedores na ampliação e modernização dos seus empreendimentos e incentivar a atuação de empresas de base tecnológica e de inovação, bem como, apoiar os municípios destinando recursos para investimento em infraestrutura e aquisição de equipamentos incentivando a geração de emprego e renda.