Crescimento metropolitano é tema de painel do Smart City Curitiba 2023 23/03/2023 - 12:04

Pensar como as transformações demográficas dos últimos anos impactam o Estado do Paraná foi um dos temas principais do painel Dimensão metropolitana do crescimento urbano, apresentado nesta quarta-feira (22), na Smart City Curitiba 2023.

O painel, que tratou da complexidade da gestão das regiões metropolitanas pelos governos, contou com palestras de Patricia Mancuello, coordenadora do Comitê de Planejamento Estratégico do United Cities and Local Governments, da Argentina, Arturo Orellana, professor da Pontifícia Universidad Católica de Chile, Guto SIlva, Secretário de Planejamento do Estado do Paraná, e Gilson Santos, presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

Estado retoma Grupo de Trabalho com telecoms e vai acompanhar alertas de catástrofes

Guto Silva abordou, em sua palestra, que uma cidade inteligente - ou mesmo esperta, como prefere definir - depende não apenas de boa mobilidade urbana e de planos de resíduos sólidos, mas também de como uma região investe para reter cérebros, algo cada vez mais difícil em um mundo globalizado.  

“O poder público investe muito, junto com municípios e Estado, na educação básica, mas quando a pessoa se forma acaba seguindo para outros estados ou países, deixando uma lacuna nesse espaço de inteligência”, citou o secretário de Estado do Planejamento. 

Construção do Plano Plurianual do Paraná leva em consideração recomendações da União

Por este motivo, segundo Silva, a perspectiva do Governo do Estado é fazer com que o território do Paraná possa permanecer vibrante e “esperto” para atrair investimentos e dar oportunidade a jovens não apenas de áreas metropolitanas, mas também de lugares mais distantes, para que se possa ter essa perspectiva de gerar oportunidade para todos. 

Discussão permanente - O Paraná tem quatro regiões metropolitanas, além de Curitiba há a de Cascavel, Londrina e Maringá e a perspectiva de metrópole exige discussão permanente. “Isso é feito através de governanças, de espaços onde o planejamento do estado dialogue com o planejamento dos municípios, onde políticas públicas possam minimizar problemas e potencializar o diálogo, atento à formação e retenção de seus talentos, para ter um Paraná pujante e vibrante, com oportunidade para todos e que possa ofertar serviços públicos de qualidade”, finaliza Silva.

Governo promove treinamento com Banco Mundial para execução do programa Paraná Eficiente

GALERIA DE IMAGENS