Desafios do desenvolvimento do Estado são tema de palestra no Movimento Pró-Paraná 10/02/2023 - 11:18

A nova dinâmica populacional do Paraná e os desafios que impõe ao desenvolvimento foram alguns dos temas que o secretário de Estado de Planejamento Guto Silva tratou em palestra no Movimento Pró-Paraná, na última terça-feira (7).

Durante o evento que abriu os trabalhos deste ano da entidade, que celebra 22 anos, Silva citou os números recentes do novo Censo do IBGE, ainda não concluído, que aponta um Paraná com municípios médios cada vez mais populosos e o progressivo esvaziamento das pequenas cidades, o envelhecimento da população e a mudança na força de trabalho.

“Há um novo Paraná borbulhando e crescendo a cada dia, um Estado que é muito plural, o que é algo positivo, e que passa agora por uma nova dinâmica”, disse ele.

Avanços e desafios em logística e mobilidade no agronegócio são temas de painel no Show Rural

Essa transformação populacional gera o desafio de equilibrar as demandas regionais, por ter, de um lado, cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) acima da média e, de outro, demais municípios que precisam de investimentos e que, pela perda populacional, podem perder também recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios.

O secretário de Planejamento citou ainda que chegar ao posto de 4⁰ maior economia do país, com um crescimento anual de 25% do setor de agronegócio e uma grande safra por vir, tem exigido que o Governo do Estado invista em infraestrutura para acompanhar esse ritmo.

Governo entrega pleitos do Paraná à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

“Estamos com o foco nas ferrovias, rodovias e na eliminação de gargalos, pois queremos um estado competitivo e forte para crescer a médio e longo prazo, em movimento duradouro”, disse Silva, citando que há forte demanda por mão de obra qualificada para pôr em prática esses planos. “Engenharia é maturidade econômica e, sem ela, não há desenvolvimento”.

Durante o evento, Wilson Bley Lipski, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi homenageado com o Troféu Guerreiro do Paraná.

SONORA GUTO SILVA