Fontes de Dados e Informações

Esta página reúne as principais bases de dados utilizadas pelo Conecta399 para análise, planejamento e apoio à gestão pública municipal. As fontes aqui organizadas oferecem informações qualificadas e atualizadas sobre diversos aspectos do desenvolvimento territorial, da gestão municipal e das políticas públicas no Paraná.

A disponibilização desses dados tem como objetivo fortalecer a cultura do planejamento, promover o uso de evidências na tomada de decisão e ampliar a transparência e o controle social. Ao navegar pelas diferentes plataformas, é possível acessar painéis interativos, indicadores oficiais e sistemas de monitoramento, com dados provenientes de órgãos estaduais, federais e institutos de pesquisa.

Explore as fontes disponíveis, aprofunde o conhecimento sobre os municípios e contribua para uma gestão mais estratégica, cooperativa e eficiente.

 

O que é
É um sistema interativo para consultar mapas, dados e indicadores dos 399 municípios do Paraná. Serve de fonte de informação a pesquisadores e estudantes e pode ser usado como subsídio a gestores públicos, para auxiliar na decisão das prioridades dos investimento.

 

Quais as fontes
Todos os dados estão integrados em uma única base, para facilitar o acesso. As fontes das informações são órgãos municipais, estaduais e federais, das diferentes áreas da administração pública (por exemplo: IAT, IBGE, COPEL, ODS, IPARDES, INDE, PDUI Maringá, PDUI Londrina, IDSC-BR).

 

Composição
As pesquisas abrangem o Estado, regiões metropolitanas, limites municipais e distritais, perímetros urbanos, bairros, setores censitários e lotes. Os resultados das pesquisas são mostrados em mapas, tabelas e gráficos, que possibilitam a criação de indicadores e a fundamentação técnica das políticas voltadas às diferentes áreas da administração pública.


Como ler
A informação gerada pode auxiliar na priorização dos investimentos públicos e na formulação de políticas de desenvolvimento urbano e regional, incluindo-se plano diretor, serviços públicos, tributação, patrimônio público, mobilidade e acessibilidade urbana, meio ambiente, dentre outros.

 

Temas

Novidades, PARANACIDADE, Ações da SECID e PARANACIDADE (Agente Técnico Operacional), Planejamento Urbano, Infraestrutura Urbana, Equipamentos Urbanos, Mapas Básicos, Indicadores Sociais e Econômicos, Metodologias e Estudos.

 

Acesse: 

PARANÁINTERATIVO

 

O que é
É uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do Paraná. Reúne informações e indicadores físicos, econômicos e sociais de todos os 399 municípios paranaenses. Busca facilitar o acesso por parte de gestores públicos, pesquisadores, jornalistas e da população em geral. Possui foco na usabilidade.

 

Quais as fontes
São dados de fontes oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ministérios, secretarias de Estado e outros órgãos públicos.

 

Composição
Em um modelo de painel interativo, moderno e intuitivo, as informações estão organizadas em 32 grandes temas, como saúde, educação, trabalho, agricultura e segurança pública. Dentro desses temas, os usuários têm acesso a 213 tabelas que reúnem cerca de 2.500 variáveis.

 

Como ler

  • É possível realizar comparações entre municípios, acompanhar a evolução dos indicadores ao longo do tempo e cruzar diferentes informações de forma prática.
  • Transformar essas informações em conhecimento para que gestores públicos possam formular suas políticas públicas, e os demais setores produtivos, possam também utilizar esses dados para planejar suas ações.
  • Os dados permitem elencar as prioridades em relação ao orçamento a partir de ações pontuais ou de médio a longo prazo.
  • Permite a tomada de decisões com dados técnicos e aplicação de recursos de acordo com o perfil socioeconômico de cada região do Estado.

 

Periodicidade
Mais de 15 milhões de dados constantemente atualizados, tratados e compilados.

 

Temas

Agropecuária, Caracterização do Território, Comunicações, Cultura, Demografia, Educação Básica, Educação Superior, Eleições, Energia Elétrica, Estatísticas Vitais, Finanças Públicas, Habitação, IDH-M, Indicadores de saúde, Indicadores demográficos, Indicadores econômicos, Indicadores educacionais, Índice de desempenho municipal, Infraestrutura, Instituições financeiras, Meio Ambiente, PIB e VAF, Produção mineral, Receitas estaduais, Registro Civil, Saneamento, Saúde, Segurança, Trabalho, Transporte, Turismo.

 

Acesse: 

BDE IPARDES - Base de Dados do Estado

 

O que é
É uma plataforma interativa desenvolvida pela Assessoria Técnica de Economia (Secretaria da Fazenda) e traz informações detalhadas sobre cada um dos 399 municípios paranaenses, com uma visão bastante ampla sobre a situação fiscal. Auxilia a gestão dos municípios, favorece a transparência e integra tecnologia e inovação à administração pública.

 

Quais as fontes
Com o uso de ferramentas de Big Data, a equipe da Secretaria da Fazenda armazenou e processou um grande volume de informações, selecionando apenas os dados mais relevantes para os gestores municipais.

 

Composição

  • Traz dados sobre a composição das despesas das cidades, seu índice de qualidade contábil e sua nota na Capag, o sistema do Tesouro Nacional que avalia a capacidade de pagamento das prefeituras e Estados.
  • O painel consolida dados sobre arrecadação, despesas e capacidade de pagamento.
  • Gráficos e indicadores atualizados.


Como ler

  • Permitir que os prefeitos tenham acesso a informações de seus municípios em comparação aos demais para ver como é possível otimizar a gestão pública.
  • Mostrar como a Secretaria da Fazenda pode oferecer esse apoio técnico na gestão pública municipal.
  • Análise detalhada da situação fiscal de cada município

A plataforma também deve evoluir para incluir previsões de receitas e despesas, ajudando os municípios a se prepararem melhor financeiramente

 

Periodicidade
Anual

 

Acesse: 

Painel Fiscal dos Municípios - PR

 

O que é

O Portal da Transparência do Poder Executivo do Estado do Paraná é uma plataforma oficial que disponibiliza dados sobre a estrutura de governo, orçamento, licitações, contratos, patrimônio, receitas, despesas e remuneração de servidores. Oferece consultas e gráficos interativos para facilitar o acesso à informação e o controle social. Atende às exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e do Decreto Estadual nº 10.285/2014.

 

Acesse:

Portal da Transparência do Paraná

 

Conheça também o BI:

B.I. da Transparência Paraná

 

O que é
Painel com resumo de realizações da gestão estadual organizada em termas como educação e ciência, habitação, desenvolvimento social e trabalho, esporte, cultura e turismo, infraestrutura, agricultura, sustentabilidade e meio ambiente, segurança, cidadania e justiça, e saúde. Traz o resumo de realizações e as entregas por município. Atualizado diariamente.

 

Acesse:

Realizações de governo

 

O que é
Ferramenta interativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná que oferece um retrato atualizado da situação fiscal, orçamentária, financeira e gerencial dos 399 municípios do estado. Visa apoiar gestores públicos e ampliar o controle social.

 

Fontes
As informações são extraídas de bases oficiais do próprio TCE-PR, alimentadas pelos municípios e atualizadas de forma concomitante com os registros e prestações de contas enviados.

 

Composição
O painel é estruturado na plataforma Microsoft Power BI, com dados apresentados em gráficos, tabelas e mapas interativos. Integra o Portal Informação para Todos (PIT).

 

Como ler
Cada município pode ser selecionado individualmente. Os dados estão organizados por temas e apresentados de forma visual, permitindo uma leitura rápida e comparativa entre os municípios ou entre exercícios distintos.

 

Periodicidade
As atualizações são realizadas de forma contínua, conforme o envio das informações pelos entes municipais e o processamento pelo TCE-PR.

 

Temas
Índices de pessoal; saúde; educação; Fundeb; resultado financeiro; limites do artigo 29-A da Constituição Federal; situação das obras públicas; Certidão Liberatória; operações de crédito; Agenda de Obrigações; cumprimento de decisões do Tribunal; transferências voluntárias; processos em trâmite das entidades municipais; prestações de contas anuais (PCAs); e consórcios intermunicipais dos quais o município participa.

 

Acesse:

Gestão em Foco

 

O relatório apresenta o detalhamento das respostas que fundamentam a avaliação do TCE-PR sobre as contas de governo municipais a partir de 2022. A consulta permite selecionar o município e o ano desejado, visualizando os resultados em seis áreas: educação, saúde, assistência social, finanças, transparência e previdência.

Acesse:
Avaliação do Governo

Contas municipais de governo

 

O que é
É um resumo estatístico das manifestações registradas pelos cidadãos. As informações estão distribuídas em um painel interativo que permite filtros e visualizações gráficas.

 

Quais as fontes
Os dados são captados do sistema Sigo, usado na administração pública estadual desde 2011 para acolhimento de manifestações da sociedade. Assim, o cidadão tem disponíveis as estatísticas desde aquele ano.

 

Composição

  • Os dados podem ser separados por ano, mês e órgão responsável, além de outros filtros, como a cidade e o estado em que reside a pessoa que fez a solicitação.
  • As manifestações são separadas em: solicitação, reclamação, denúncia, sugestão e elogio, além de pedidos pela Lei de Acesso à Informação.
  • Por exemplo: as manifestações mais recorrentes, a área mais solicitada e o tempo médio de resposta, como também os assuntos requisitados pela população.


Como ler

  • A transparência das informações da administração pública é a base para a consolidação do controle social, aquele feito pela sociedade sobre o Estado. Essa participação da população é importante para o Governo balizar suas ações, além de estar prevista na Constituição Federal.
  • A divulgação desses dados em uma plataforma inteligente, além de ajudar o controle social, permite a rápida visualização das áreas com mais pedidos do Governo do Estado. Além disso, os dados também podem ser úteis aos gestores públicos.

 

Periodicidade
Os dados são atualizados em tempo real.

 

Acesse: 

CGEOuv+

 

O que é

O Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) é responsável pela análise e mapeamento criminal de cada ponto do Estado do Paraná.

 

Quais as fontes

O Boletim de Ocorrência Unificado (BOU) e o Sistema de Controle de Ocorrências Letais (SCOL).

 

Composição

  • São três setores de análise: Análise Criminal, Estatística e Geociência.
  • Análise e acompanhamento constante dos registros de criminalidade ponto a ponto. A Equipe de Trabalho é composta por policiais civis e militares qualificados, com formação nas áreas de Administração, Geografia, História, Gestão Pública, Estatística, Engenharia e Direito


Como ler

  • O CAPE produz conhecimento em segurança pública, por meio de análises, estudos e pesquisas multissetoriais, objetivando assessorar a tomada de decisão estratégica e o processo de gestão por metas e resultados, contribuindo ainda em sua área para o fomento da doutrina e a disseminação de cultura.
  • O acompanhamento permanente dos índices de criminalidade do Paraná realizado pela Cape garante que todos os cidadãos possam acompanhar, de forma clara e fácil, os resultados alcançados, a partir das ações desencadeadas pela Segurança Pública.

 

Periodicidade

​​​​​Todos os relatórios produzidos são de periodicidade trimestral e estão disponíveis no site da SESP desde 2007.

 

Acesse: 

Centro de Análise, Planejamento e Estatística - CAPE

 

O que é

São cinco Sistemas de Business Intelligence (BI) públicos desenvolvidos com uma interface amigável e acessível. Produtores, consumidores, pesquisadores e demais interessados poderão acessar os dados na internet, que contará com ferramentas interativas para exploração das informações.. O objetivo é gerir e disponibilizar informações agropecuárias de forma mais transparente e eficiente.

 

Quais as fontes

Dados de diversas fontes agropecuárias.

 

Composição

  • Fiscalização de Trânsito Agropecuário
  • Atualização do Rebanho estadual
  • Emissão de Guias de Trânsito Animal
  • Uso de Agrotóxicos
  • Monitoramento da Raiva


Como ler

  • A divulgação de informações detalhadas sobre as atividades estimula a participação social na construção e aprimoramento de políticas públicas, promovendo uma gestão democrática e eficaz.
  • Facilita o controle social, permitindo que cidadãos e organizações não governamentais fiscalizem e contribuam para a melhoria dos serviços da Adapar.
  • Melhoram a eficiência administrativa, ao permitir uma análise precisa das atividades e identificar áreas para melhoria. “Isso contribui para a otimização de processos internos e práticas mais eficientes na gestão de recursos públicos, fortalecendo a credibilidade da agência perante a sociedade

 

Acesse: 

Painel de Indicadores da Adapar | Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR

 

O que é
Desenvolvida por técnicos da Coordenadoria de Gestão Econômica e Territorial da Sedest, é uma ferramenta que permite acompanhar a situação dos aterros sanitários, apoiar os municípios na gestão deste tipo de resíduos em todo o Paraná e contribuir para a busca de soluções compartilhadas.

 

Quais as fontes
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Formulário de Resíduos Sólidos e Barracões de Cooperativas (enviado aos municípios pela Sedest e pelo Ministério Público em julho de 2023), além do levantamento dos próprios técnicos da Sedest sobre os consórcios e as regiões metropolitanas do Estado.

 

Composição

  • Distribuição dos estabelecimentos do setor de gestão de resíduos, como aterros sanitários, usinas de compostagem, unidades de triagem e transbordo e barracões de cooperativas.
  • Verificar a quantidade de relações “origem-destino”, ou seja, quantos municípios encaminham seus resíduos para cada aterro sanitário.
  • Acessar indicadores agregados de duas formas: pelos Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos e pelo Grupo R20 – que reúne representantes dos 399 municípios para troca de informações, busca de soluções para coleta seletiva, reciclagem de materiais, logística reversa e outras alternativas.
  • O usuário pode consultar dados de cooperativas de reciclagem existentes no Paraná, como número de cooperados, montante gasto com salários e quantidade de material recolhido.


Como ler

  • Ajuda a avaliar a situação dos resíduos sólidos no Paraná.
  • Facilita aos municípios na busca por soluções conjuntas.
  • Incentivar os municípios a adotarem boas práticas, a se adequarem à legislação e a promoverem a sustentabilidade ambiental e social.
  • Panorama da gestão de RSU, em uma visão por município e uma visão agregada por consórcio e R20. Isso vai facilitar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas voltadas para o tema.

 

Periodicidade
A solicitação de atualizações por meio dos agentes municipais responsáveis por RSU podem ser efetuadas via e-mail.

 

Acesse: 

Painel de Informação - Resíduos Sólidos Urbanos

 

O que é

O Selo CLIMA PARANÁ é o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida pela Lei Estadual nº 17.133/2012 e disciplinada pela Resolução nº 40/2023, tem como objetivo reconhecer as boas práticas ESG desenvolvidas pelas organizações paranaenses, bem como acompanhar os resultados do monitoramento e medidas de mitigação de gases de efeito estufa.

 

Quais as fontes

Apresentação voluntária de Declaração de Emissão das organizações.

 

Composição

Contagem de empresas, unidades avaliadas, categoria na qual se enquadra cada município, total de emissões por empresas certificadas, média de emissões por empresa, total de emissões do escopo I e do escopo II e total de emissão de carbono biogênico.


Como ler

O Estado do Paraná objetiva estimular as organizações com o Selo, quanto à:

  • Divulgação, quanto aos seus objetivos de redução de Gases de Efeito estufa (GEE); 
  • Maior preocupação com questões de direitos humanos e bem comum; 
  • Aumentar a transparência de suas ações, gerando valor e crescimento sustentável; 
  • Proporcionar maior visibilidade por parte dos investidores e fornecedores, com a aplicação em índices de mercado, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3); 
  • Reconhecimento internacional por outras iniciativas, como: Dow Jones Sustainability World Index. 

Além disso, ao compilar suas informações, a organização consegue de forma mais simples, traçar novos objetivos e metas relacionados ao tema ESG e a sua pegada de carbono.

 

Periodicidade

Anual

 

Acesse: 

Selo Clima Paraná

 

O que é
É uma plataforma pública de livre acesso que concentra dados relacionados ao turismo no estado do Paraná. Seu propósito é fornecer informações atualizadas e relevantes de desempenho por meio de painéis interativos dinâmicos.

 

Quais as fontes
Bases diversas, principalmente pública: ANAC, ANTT, Atlas Brasil, IAT, IBGE, ISC, Curitiba Turismo, IPARDES, JUCEPAR, MJSP, MTE, MTUR, Polícia Federal, SETU, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Serra Verde Express, SEBRAE.

 

Composição
Reúne dados estatísticos que são tratados e agregados pela Coordenação de Inteligência e Estratégia Turística da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná.


Como ler

  • Centraliza informações e promove a eficiência no uso de dados turísticos.
  • Visa auxiliar tanto os setores público quanto privado na tomada de decisões estratégicas, no desenvolvimento de projetos, na formulação de políticas públicas e na promoção de pesquisas relacionadas ao turismo.
  • Busca impulsionar o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado do Paraná, ao mesmo tempo em que fomenta uma cultura de gestão baseada em dados no setor do turismo.

 

Periodicidade
Atualização constante

 

Acesse: 

SiTU


Exemplo de construção de análise com uso de dados: hipótese de como o município de Alfa utiliza fontes de dados para planejar sua gestão pública

O município de Alfa, com cerca de 18 mil habitantes, buscava estruturar um plano de desenvolvimento com foco em sustentabilidade, turismo e responsabilidade fiscal, mas dispunha de poucos dados sistematizados internamente. A equipe técnica, então, passou a utilizar as fontes de dados como base para diagnóstico, planejamento e diálogo com parceiros institucionais.

 

1. Diagnóstico territorial com base em plataformas públicas

A primeira etapa consistiu em conhecer melhor a realidade do município com base em dados disponíveis:

- No Paraná Interativo, a equipe acessou dados georreferenciados sobre infraestrutura, equipamentos públicos e perfil demográfico.

- Com o BDE IPARDES, foi possível obter indicadores socioeconômicos atualizados, como população economicamente ativa, renda média, produção agropecuária e taxa de escolaridade.

- O Painel de Informação de Resíduos Sólidos Urbanos revelou que Alfa não contava com plano municipal atualizado e apresentava baixo índice de destinação final adequada.

Essas plataformas permitiram compor um retrato claro e objetivo do município, superando impressões isoladas e orientando decisões com base em evidências.

 

2. Planejamento fiscal e administrativo com dados oficiais

A seguir, o município usou fontes específicas para organizar suas contas e ampliar a transparência:

- O Painel Fiscal dos Municípios – PR e o Portal da Transparência do Poder Executivo forneceram informações detalhadas sobre receitas, despesas e repasses estaduais.

- O painel Gestão em Foco, do TCE-PR, permitiu comparar o desempenho fiscal de Alfa com municípios de porte semelhante, identificando pontos de atenção na gestão orçamentária.

- A seção Contas Municipais de Governo – Avaliação do Governo foi consultada para entender os critérios adotados pelo TCE-PR nos pareceres sobre as contas anuais, orientando ajustes nos relatórios de prestação de contas.

Com base nessas informações, a prefeitura reformulou o plano de metas fiscais e inseriu novos indicadores de desempenho no PPA.

 

3. Sustentabilidade e turismo como prioridades estratégicas

Em áreas específicas, a equipe técnica buscou dados em plataformas temáticas:

- O Selo Clima Paraná serviu de referência para iniciar ações de mitigação de impactos ambientais, incentivando o município a aderir a práticas reconhecidas de governança climática.

- Com apoio do Painel de Indicadores da Adapar, foram identificadas fragilidades no controle de pragas e sanidade vegetal, o que impactava o turismo rural local.

- O SiTU – Sistema de Inteligência Turística do Paraná ajudou a mapear os atrativos turísticos de Alfa, identificar fluxos de visitantes e organizar estratégias de promoção do destino com base em dados reais.

Essas fontes contribuíram diretamente para a construção de dois planos estratégicos: o Plano de Gestão Ambiental e o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

. Transparência, escuta e controle social

Por fim, o município passou a utilizar a plataforma CGEOuv+ – Ouvidoria do Estado do Paraná, conectada ao sistema estadual, como canal de escuta e participação social. Com isso, foi possível integrar manifestações da população ao planejamento institucional, fortalecendo a prestação de contas e promovendo governança participativa.

 

Resultados

O uso articulado das fontes de dados permitiu a Alfa:

- Construir diagnósticos objetivos e atualizados, com base em painéis oficiais;

- Integrar informações técnicas ao PPA, ao plano de turismo e ao plano ambiental;

- Melhorar sua capacidade de diálogo com órgãos de controle e parceiros institucionais;

- Tornar a gestão mais transparente e responsiva às demandas da população.

 

Este exemplo mostra que as plataformas não são apenas repositórios de dados, mas ferramentas estratégicas para transformar informação em ação pública qualificada, com impacto direto na gestão municipal.