Banco de boas práticas - Conecta399
As boas práticas na gestão e na condução de políticas apontam caminhos inspiradores para novas propostas e soluções públicas.
Boas Práticas em Gestão Pública Municipal
A expressão boas práticas refere-se a iniciativas, métodos ou soluções adotadas por entes públicos que demonstraram, em sua execução, resultados positivos quanto à efetividade, eficiência, inovação, participação social ou sustentabilidade. Tais práticas se destacam por enfrentarem problemas concretos da administração pública com criatividade, racionalidade técnica e compromisso com o interesse coletivo.
No âmbito do Conecta399, o mapeamento e a difusão de boas práticas municipais visam:
- Apoiar a aprendizagem entre pares, promovendo a replicação de soluções bem-sucedidas;
- Estimular a cultura da gestão pública qualificada, com base em evidências e resultados;
- Valorizar experiências locais, fortalecendo a capacidade institucional dos municípios;
- Subsidiar políticas estaduais de apoio, a partir da identificação de experiências-modelo.
O banco de boas práticas, assim, constitui um instrumento estratégico de circulação de conhecimento, inspiração de novas políticas públicas e qualificação das capacidades locais.
1. O que são Boas Práticas?
Boas práticas são soluções ou arranjos institucionais implementados por entes públicos que demonstram efetividade na resolução de problemas públicos, gerando valor público, racionalidade no uso dos recursos e ganhos de legitimidade. São caracterizadas por:
- Resultados mensuráveis e replicáveis
- Inovação ou aprimoramento de métodos existentes
- Engajamento social e intersetorial
- Sustentabilidade política, técnica e financeira
2. Por que valorizar Boas Práticas?
A sistematização e disseminação de boas práticas permite:
- Aprimorar políticas públicas locais, com base em soluções testadas e efetivas
- Fortalecer a capacidade institucional, oferecendo referência a outros municípios
- Reduzir assimetrias de conhecimento entre gestões locais
- Subsidiar políticas estaduais de fomento a partir de experiências concretas
3. Como identificar, estruturar e formalizar uma Boa Prática?
Etapa | Pergunta-guia | Instrumento |
---|---|---|
1. Identificação de desafio | Qual problema público concreto estamos enfrentando? | Diagnóstico participativo ou levantamento de dados locais |
2. Levantamento da solução adotada | O que fizemos de diferente, eficaz ou inovador? |
Relato da experiência ou protocolo institucional |
3. Avaliação de resultados |
Houve melhoria concreta na situação? Há dados ou evidências? |
Indicadores de desempenho, relatos qualitativos ou séries históricas |
4. Sistematização da prática | Como podemos organizar essa experiência para compartilhar? |
Documento-síntese ou ficha técnica da prática |
5. Formalização |
Há algum ato normativo ou administrativo que respalda essa iniciativa? |
Decreto, portaria, resolução, plano de ação ou contrato |
6. Potencial de replicação |
Essa prática pode ser útil para outros municípios? Quais adaptações seriam necessárias? |
Análise de escalabilidade e contextualização local |
Acaso seu município paranaense tenha alguma prática a que queira dar visibilidade, informe via formulário, para compor o banco de boas práticas do Conecta399.
Abaixo, um referencial temático que agrupa boas práticas publicadas a partir de bases diversas.
Gestão Pública
Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública do Programa Nossa Gente Paraná - 2022.
Gestão de boas práticas em políticas públicas.
Boas práticas de governança na gestão pública municipal.
Transição de governo municipal
Boas práticas na transição dos governos municipais.
Encerramento e transição de mandatos.
Transição de governo municipal.