Mutirão técnico do Conecta399 orienta municípios sobre procedimentos em obras da saúde 14/08/2025 - 14:17

O Conecta399 promoveu, nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, mais um mutirão de apoio técnico voltado a orientar os municípios paranaenses quanto ao prazo para adesão e envio de documentos para a retomada de obras da saúde. A ação contemplou também situações de obras já finalizadas, mas pendentes de regularização no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB).

No Paraná, a iniciativa, ao final do prazo, envolveu 44 obras em 34 municípios, totalizando aproximadamente R$ 17 milhões em investimentos. As situações acompanhadas abrangeram desde ação preparatória, início de execução, execução ou conclusão, até readequação, cancelamento e obra cancelada, em programas como o Requalifica UBS, Unidade de Pronto Atendimento, Academia da Saúde, Centro de Atenção Psicossocial e Unidade de Acolhimento.

Com a colaboração em rede de interlocutores e secretários municipais de planejamento, a equipe do Conecta399 manteve contato direto com gestores municipais para esclarecer dúvidas e repassar orientações sobre requisitos formais, preenchimento correto do sistema, documentação obrigatória e prazos relacionados à análise de impedimentos técnicos e operacionais.

Segundo o coordenador de apoio ao planejamento municipal, Marcelino Manhani Junior, “os municípios demonstraram total comprometimento em resolver as pendências, mas a experiência deixa evidente que, em momentos críticos como este — quando é preciso alinhar ciência da situação e definição do plano de ação —, a presença próxima do Conecta399 faz diferença. Essa postura, adotada desde o início do programa, garante que cada apoio pontual se some a outros, formando uma rede consistente de resultados concretos e transformadores para o estado”.

O Conecta399 segue à disposição dos interlocutores e secretários municipais para oferecer apoio técnico na tramitação de propostas e na capacitação para uso do Transferegov e outros sistemas de gestão de recursos, contribuindo para que as transferências se convertam em ações concretas e efetivas nos territórios e na vida da população paranaense.

GALERIA DE IMAGENS